O Boston Celtics e o Los Angeles Lakers “se envolveram em discussões preliminares” sobre um possível acordo que enviaria o armador Rajon Rondo para a Califórnia em troca do pivô Dwight Howard. A informação foi divulgada pelo respeitado jornalista Ken Berger, da CBS Sports.
Segundo Berger, porém, há pelo menos dois obstáculos significativos para a concretização do negócio. Primeiro, como o próprio Howard afirmou recentemente, o Lakers segue insistindo que não tem a intenção de negociá-lo neste momento. Além disso, o Celtics não trocaria Rondo sem uma garantia de que o contratado assinaria uma extensão de longo prazo com a equipe. Em diversas oportunidades, o pivô já afirmou que não tem intenção de assinar novo contrato até o fim da temporada.
Questionado sobre a situação, o gerente-geral do Lakers, Mitch Kupchak, negou o rumor de forma veemente. “Eu não falo com [GM de Boston] Danny Ainge há meses. Eu fiz uma declaração a uma ou duas semanas que não vamos trocar Dwight e isso não mudou”, assegurou.
A diferença entre os valores dos contratos dos dois atletas forçaria o Celtics a incluir mais peças para finalizar o acerto. Rondo tem salário de US$11 milhões anuais, enquanto Howard recebe mais de US$19 milhões.
Finalmente, ainda existiria a possibilidade da negociação ser adiada para após o fim da temporada, quando Rondo estaria em fase final de recuperação da cirurgia que fez no joelho recentemente. No caso, Howard assinaria uma extensão e seria envolvido em uma negociação de sign and trade com a franquia de Massachussets.