Kobe Bryant não vai terminar a temporada com o elenco do Los Angeles Lakers pelo terceiro ano seguido. A franquia confirmou que o craque de 36 anos se submeteu a uma cirurgia no ombro direito nesta quarta-feira para reparar o manguito rotador, conjunto de músculos na região. A previsão inicial é que o ídolo angelino fique afastado das quadras por período estimado em nove meses.
“Eu me sinto como se tivesse retornando um chute de 100 jardas nos dois minutos finais para vencer o Superbowl e minha corrida fosse anulada por causa de uma falta”, descreveu o ala-armador, que recuperou-se de uma ruptura total do tendão de Aquiles e uma séria lesão nos joelhos nos últimos dois anos, fazendo referência à final da temporada da NFL.
O veterano rompeu o manguito rotador na quarta passada, em derrota contra o New Orleans Pelicans, e estava afastado desde então. Fontes ligadas à equipe confirmaram que o atleta sentia dores no ombro desde os treinos de pré-temporada. Ele consultou dois especialistas buscando uma alternativa que não envolvesse a cirurgia, mas ambos indicaram o procedimento como única opção.
De acordo com nota oficial divulgada pelo Lakers, a intervenção foi bem sucedida. “Eu prevejo uma recuperação completa para Kobe e, se tudo correr como esperado, ele vai estar em condições de jogo para o início da próxima temporada”, avaliou o Dr. Neal ElAttrache, um dos médicos que realizaram a cirurgia.
Apesar da longa recuperação e avançada idade, tudo indica que Kobe ainda não considera a possibilidade de aposentadoria. Pessoas próximas do jogador, incluindo o treinador Byron Scott, vêm dizendo ao longo da semana que não acreditam que o astro vá deixar as quadras após um problema físico. Dono do maior salário da NBA, ele abriria mão de US$25 milhões na próxima temporada decidindo parar de jogar.
A lesão vai afastar o veterano também do Jogo das Estrelas, onde foi escolhido para ser titular do Oeste por meio do voto popular. Depois do anúncio dos sete reservas da partida festiva, o comissário Adam Silver vai selecionar um atleta para entrar na vaga agora aberta no elenco da conferência.
Cinco vezes campeão da NBA, Kobe é considerado um dos melhores jogadores da história da NBA. Ele ganhou o prêmio de MVP da temporada regular e finais, foi eleito para o quinteto ideal da liga em 11 oportunidade e convocado para o Jogo das Estrelas por 17 vezes. Em 1.280 partidas disputadas em 19 anos como profissional, o ídolo do Lakers registra médias de 25.4 pontos, 5.3 rebotes e 4.8 assistências em 36.5 minutos de ação.