Várias previsões pessimistas foram feitas sobre o futuro de Kobe Bryant após ter rompido seu tendão de Aquiles, em abril. Muitos falavam que o ala-armador de 34 anos perderia a próxima temporada inteira por conta da gravidade da lesão, que requer período de seis a nove meses para recuperação. Cem dias depois, o panorama parece ter mudado bastante. Em turnê pela China, o astro revelou que a intervenção cirúrgica teria sido menos invasiva do que noticiado inicialmente.
“O procedimento que fizemos foi bem inovador na forma como lidou com a contusão. Eu não vou ficar explicando as partes técnicas para não os deixar entediados, mas simplificamos a cirurgia e assumimos um risco calculado que tem se revelado muito bem sucedido”, disse o atleta do Los Angeles Lakers, que fazia uma das melhores temporadas de sua carreira até sofrer o problema físico.
Uma cirurgia mais simples e avançada indica, logicamente, menos tempo longe das quadras também. Kobe garante que sua reabilitação está bem a frente do esperado. “Nós destruímos o tempo de recuperação normal de uma ruptura de tendão. Depois de três meses e meio, eu já estou andando sem problemas, levantando pesos. Trata-se de uma situação nova para todos”, comemorou.
De acordo com Dave McMenamin, da filial de Los Angeles da ESPN, o ala-armador está planejando retornar às atividades com bola no meio de agosto e ter condições de jogar a estreia da equipe na temporada regular. Se o objetivo for alcançado, ele vai ter se recuperado totalmente com apenas quatro meses.
Kobe completará 35 anos no próximo dia 23 e corre para disputar sua 18ª temporada na NBA desde o primeiro jogo. Um dos principais nomes da história do Lakers, o astro tem mais de 1.200 partidas disputadas pelo Lakers e conquistou cinco títulos da liga pela franquia. Na temporada 2012-13, ele registrou médias de 27.3 pontos, 5.6 rebotes, 6.0 assistências e mais de 46% de aproveitamento nos arremessos de quadra.