O astro Kobe Bryant ainda não tem condições de jogo, mas acompanha a delegação do Los Angeles Lakers na viagem à China para participar do NBA Global Games 2013 como o atleta mais popular da liga no Oriente. Mesmo limitado a correr em volta da quadra, ele causa furor entre torcida e mídia local. Sua popularidade no país é tão grande que nem mesmo o próprio ala-armador consegue explicar ou entender o que acontece.
“Não tenho certeza sobre como tudo isso surgiu. Eu sempre tento trabalhar duro e ensinar aos jovens chineses os valores que aprendi com o basquete. Acredito que realmente existe uma conexão entre mim e os fãs daqui”, contou o ídolo e líder do Lakers, que ainda se recupera de uma cirurgia no tendão de Aquiles, durante os treinamentos da equipe nesta segunda-feira.
Embora ainda não tenha prazo para voltar às quadras, Kobe garante que a recuperação segue em bom ritmo e já iniciou o processo de recondicionamento físico. “Quando você faz alguma atividade nova, precisa tirar um dia de descanso para checar como o corpo reage. Se estiver bem, pode continuar forçando. Por isso, é difícil estipular um prazo para retornar às quadras. Este é o maior desafio da minha vida e sinto-me confiante de que o superarei”, disse.
Dentro do possível, tudo parece ir tão bem que até dizer que o astro “não tem condições de jogo” parece já ser relativo. Ele acha que, caso fosse extremamente necessário, teria como entrar em quadra e atuar no sacrifício pelo Lakers. “Se tivéssemos um jogo de finais hoje, eu poderia jogar? Provavelmente”, afirmou, aumentando a confiança dos fãs da franquia.
Aos 35 anos, Kobe corre para disputar sua 18ª temporada na NBA desde o primeiro jogo. Um dos principais nomes da história do Lakers, o astro tem mais de 1.200 partidas disputadas e conquistou cinco títulos da liga pela franquia. Na temporada 2012-13, ele registrou médias de 27.3 pontos, 5.6 rebotes, 6.0 assistências e mais de 46% de aproveitamento nos arremessos de quadra.