Andrei Kirilenko não pretende deixar a NBA outra vez tão cedo. Depois de disputar a última temporada no basquete russo, o ala retornou aos EUA assinando um contrato de dois anos (US$20 milhões) com o Minnesota Timberwolves. Ele tem a opção de rescindir o vínculo ao término da atual campanha, mas os torcedores não precisam se preocupar: o jogador assegura que não vai exercer a cláusula.
“É certo que vou permanecer na NBA na próxima temporada. Não tenho dúvidas disso. Eu gosto muito de Minnesota e do trabalho do técnico [Rick] Adelman”, contou o ala, que atuou dez temporadas pelo Utah Jazz em sua primeira passagem pelo basquete norte-americano.
O Twolves está fora da zona de classificação aos playoffs da conferência Oeste e Kirilenko credita o resultado insatisfatório à série de lesões enfrentadas pelo elenco. “Até agora, acho que estamos fazendo um ótimo trabalho nos mantendo vivos. É muito difícil competir quando se perde tantos jogadores no meio da campanha. Mas tudo que podemos fazer é continuar jogando”, explicou o russo, que foi o MVP da Euroliga em 2012.
O ala não vem sofrendo com lesões e acredita que seu trunfo comparado aos companheiros de time foi a volta à Europa. “Eu tive um ótimo ano na Rússia, com um calendário de dois duelos por semana. Então, meu corpo pôde se recuperar. Acho que ganhei um pouco em relação aos outros porque a temporada pós-locaute da NBA foi uma loucura. Já é um campeonato intenso e a última temporada foi ainda mais frenética”, pontuou.
Kirilenko completará 32 anos em fevereiro e disputa sua 11ª temporada como profissional nos EUA. O ídolo do CSKA Moscou participou de 34 partidas da atual campanha e acumula médias de 13.6 pontos, 6.9 rebotes, 3.1 assistências, 1.6 roubo de bola e 51.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra.