O armador José Calderón esteve em Sacramento nesta terça-feira para se reunir com direção e comissão técnica do Kings. O agente livre irrestrito do Detroit Pistons interessa ao time da Califórnia, que sofreu com a falta de opções para a posição um nos últimos tempos. O atleta espanhol, que vai completar 32 anos em setembro, busca um contrato de (pelo menos) três temporadas.
Calderón seria uma contratação cirúrgica para o elenco da franquia, que conta apenas com um jogador de armação sob contrato para a próxima temporada: Isaiah Thomas. O time selecionou o também armador Ray McCallum na segunda rodada do último draft, mas ele ainda deverá ser avaliado pela organização durante a Liga de Verão de Las Vegas.
O empresário do atleta da seleção da Espanha, Mark Bartelstein, revelou ter estado em contato com dirigentes do Pistons várias vezes nos últimos dias e a renovação continua sendo uma possibilidade real. No entanto, quando o assunto são outros interessados nos serviços de seu cliente, o agente despistou e não cedeu nenhuma informação concreta. Acredita-se que Dallas Mavericks e Utah Jazz estejam entre as equipes que vão procurar Bartelstein.
Calderón possui oito temporadas de experiência na NBA e 553 partidas disputadas por Pistons e Toronto Raptors. Na última temporada, o jogador participou de 28 jogos pela franquia do Michigan e obteve médias de 11.6 pontos e 6.6 assistências, convertendo 52.7% dos seus arremessos de quadra.