A noite de ontem (27) foi marcada por jogos emocionantes e decisivos na NBA. Além do épico embate entre San Antonio Spurs e Memphis Grizzlies, que manteve a equipe texana viva na pós-temporada, outra partida da Conferência Oeste teve um final igualmente excitante, porém muito mais polêmico. A partida que resultou na eliminação do Denver Nuggets, do brasileiro Nenê, e o Oklahoma City Thunder de Kevin Durant teve um lance que gerou algumas dúvidas e discussões: o pé na linha de Kevin Durant a poucos segundo do fim significou uma violação não anotada pelos árbitros? Vamos ao debate:
*Sobre a regra:
1- O jogador só está oficialmente na quadra de ataque quando os dois pés do atleta e a bola já cruzaram o meio da quadra. A linha que divide a quadra é considerada parte do campo de defesa de cada equipe.
2- Qualquer reposição de bola feita do meio da quadra ou no campo de ataque não pode ser recebida pela equipe que tem a posse de bola no campo de defesa. Porém, nos últimos dois minutos do último quarto ou a qualquer momento da prorrogação, a recepção pode ser feita em qualquer parte do campo.
*Sobre o lance:
A foto acima mostra que neste momento da jogada, quando Durant tinha o controle da bola, o pé do jogador realmente estava sobre a linha, o que caracteriza recepção na quadra de defesa (esquerda). Após o primeiro drible, o jogador pisa novamente sobre a linha divisória (direita). Eliminamos aqui a primeira parte da discussão: se Durant realmente só teve o controle da bola quando estava com o pé sobre a linha, o passo após o primeiro drible do jogador pode ser feito sobre a mesma.
Qual a discussão então? A dúvida é mesmo se Durant não tinha o controle da bola antes do pé escorregar da quadra de ataque para a linha divisória. Algumas imagens na Internet tentam comprovar que o jogador já havia dominado a pelota antes do “pisão”. A foto publicada pelo site larrybrownsports.com, por exemplo, mostrada abaixo, não me convence.
Sinceramente, eu não consigo ter a certeza. E também não quero colocar um ponto final na questão. Cada pessoa tem uma visão de quando o lance efetivamente começou. Na ótica do árbitro, foi no campo de defesa. Pior para o Nuggets, sorte do Thunder.
Veja o lance clicando aqui e tire sua conclusão.
Fontes: Regras- http://www.nba.com/officiating/ Imagem: http://larrybrownsports.com/basketball/kevin-durants-backcourt-violation-idiotically-overturned-by-refs-rules-show/65476