O ala Kawhi Leonard, do San Antonio Spurs, foi eleito o melhor defensor da NBA pelo segundo ano consecutivo. O anúncio oficial foi feito pela NBA na manhã desta segunda-feira (18). Ele se tornou o primeiro jogador que não atua como pivô desde Dennis Rodman (1990 e 1991) a ganhar a honraria em duas temporadas seguidas.
Leonard teve 84 votos de primeiro lugar e conseguiu 547 pontos no total, superando o ala-pivô Draymond Green, do Golden State Warriors, que obteve 44 votos de primeiro lugar, mas somou 421 pontos. Em terceiro lugar apareceu Hassan Whiteside, do Miami Heat, com dois votos de primeiro lugar e 83 pontos no total. O pivô DeAndre Jordan, do Los Angeles Clippers, obteve 50 pontos e ficou na quarta posição. Já o ala-pivô Paul Millsap, do Atlanta Hawks, foi o quinto colocado, com 21 pontos.
Cento e trinta jornalistas esportivos de Estados Unidos e Canadá participaram da votação. Os jogadores receberam cinco pontos por voto de primeiro lugar, três para cada voto de segundo lugar e um ponto para os de terceiro lugar.
Leonard alcançou médias de 1.8 roubada de bola, 1.0 toco e 5.5 rebotes defensivos para ajudar a defesa do Spurs, que limitou os adversários abaixo dos 100 pontos por jogo (92.9) pela 21ª temporada consecutiva. A equipe de San Antonio, líder nas estatísticas de defesa durante a temporada regular, permitiu 96.6 pontos a cada 100 posses. O Spurs cedeu apenas 94.9 pontos por 100 posses enquanto Leonard esteve em quadra, e 99.2 enquanto ele esteve no banco.