Kareem Abdul-Jabbar crava quem é o melhor armador da história

Ícone da NBA revela suas preferências e enaltece duas lendas do passado

Kareem Abdul-Jabbar melhor armador Fonte: Tom O'Connor / AFP

O icônico Kareem Abdul-Jabbar opinou recentemente sobre o melhor armador da história da NBA. Durante uma entrevista para a WPIX-TV, o ex-pivô falou que o lendário Oscar Robertson é o melhor da posição. Kareem, portanto, surpreendeu ao não citar nem Magic Johnson nem Stephen Curry.

“Não acho que você vai querer ouvir isso, mas a minha resposta é Oscar Robertson. The Big O. Só tive a chance de jogar com ele no seu final de carreira, mas ele era incrível”, afirmou Kareem.

Abdul-Jabbar e Robertson atuaram juntos no Milwaukee Bucks entre 1970 e 1974. A parceria rendeu um título, o primeiro da franquia, em 1971. Na época, Kareem disputava a sua segunda temporada na liga. O armador, por outro lado, era um veterano de 11 campanhas na NBA.

Publicidade

Nas finais, o Bucks varreu o Baltimore Bullets (hoje Washington Wizards). Kareem, que ainda não havia se convertido ao islamismo, se chamava Lew Alcindor. Com médias de 27 pontos e 18,5 rebotes, o ex-pivô foi o MVP das finais.

Entre outras coisas, Robertson foi o primeiro jogador da NBA a ter médias de triplo-duplo em uma temporada: 30,8 pontos, 12,5 rebotes e 11,4 assistências. O mais incrível é que isso ocorreu em sua segunda campanha na liga. Na ocasião, ele tinha 23 anos e defendia o Cincinnati Royals (hoje Sacramento Kings).

Publicidade

Leia Mais!

Kendrick Perkins lista os cinco melhores armadores da história
Para analistas, Stephen Curry está longe de alcançar Magic Johnson
“Eu sou o melhor armador da história da NBA”, crava Stephen Curry

Em 1.040 jogos, Robertson alcançou médias de 25,7 pontos, 7,5 rebotes e 9,5 assistências. Assim foi eleito um dos 75 melhores jogadores da história da NBA.

Publicidade

Mas, alguns dias depois, Kareem Abdul-Jabbar mudou de opinião sobre o melhor armador de todos os tempos. Desse modo, ele citou o ex-companheiro de Lakers. Além disso, o segundo maior cestinha da história da NBA afirmou que Magic Johnson foi o seu melhor companheiro de equipe. Juntos, eles conquistaram cinco títulos pelo Lakers nos anos 80.

Publicidade

“Me perguntaram no início da semana: ‘quem é o melhor armador da NBA?’ Steph Curry foi mencionado. Ele é o melhor arremessador de longa distância da liga. As pessoas também mencionam Magic Johnson, mas eu escolhi Oscar Robertson. No entanto, eu deveria ter dito, acima de tudo, que Magic realmente deveria ter prioridade. Nós ganhamos cinco títulos juntos. Além disso, ele é o melhor companheiro que tive na NBA. Então, não posso colocar ninguém à frente do Magic. Mas tenho que dar crédito ao Oscar por ser um jogador completo. Enfim, é quase impossível para mim determinar quem é o melhor, mas aí está o motivo de escolher o Magic”, disse Kareem, em um vídeo publicado no Instagram.

Portanto, o novo posicionamento de Kareem Abdul-Jabbar sobre o melhor armador é mais diplomático. Afinal, ele jogou com Magic e Robertson, e ambos foram incríveis na NBA. Mas, no fim das contas, pesou a dinastia do Lakers na era Showtime.

Publicidade

Curry x Magic

Geralmente, a discussão sobre o melhor armador da história se resume a Stephen Curry e Magic Johnson. A rivalidade entre os craques do passado e presente, além disso, mantém o debate sempre nos holofotes. Curry, por exemplo, aqueceu as conversas no mês passado. O astro do Warriors não se conteve e se autoproclamou o melhor da posição.

“Sim, eu sou o melhor armador de todos os tempos. A discussão está entre Magic Johnson e eu? Então, sou eu. As comparações entre os atletas de diferentes eras são meio impossíveis, mas uma das coisas mais divertidas dos esportes. Fazemos esses debates porque são divertidos. Mas é claro que preciso responder que sou o melhor”, afirmou o astro, em entrevista ao podcast de Gilbert Arenas.

Publicidade

Curry e Johnson, certamente, têm um longo histórico de feitos em suas carreiras. O primeiro possui quatro títulos da NBA e dois troféus de MVP da liga. Acumula, além disso, nove seleções para o Jogo das Estrelas e times ideais da temporada.

O ídolo do Lakers, por sua vez, encerrou a carreira com cinco anéis de campeão. Foi também o único novato a ganhar o MVP das Finais, em 1980. Conquistou ainda três prêmios de MVP e foi eleito 12 vezes all-star.

“Eu não estava aqui na época para vê-lo jogar, obviamente, mas tenho muito respeito por Magic. E o seu currículo é simplesmente ridículo, para início de conversa. Por isso, só de estar nessa discussão já é algo grandioso para mim. Nunca pensei que estaria nessa condição um dia. Eu adoro essas discussões, como já disse, e preciso estar ao meu lado”, completou Curry.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários