Uma infeliz e assustadora contusão encerrou a temporada de Jusuf Nurkic nesta segunda-feira. O Portland Trail Blazers confirmou que o pivô de 24 anos sofreu fraturas expostas na tíbia e fíbula da perna esquerda durante a vitória da equipe contra o Brooklyn Nets e ficará afastado por tempo indeterminado. É certo que ele vai precisar ser submetido a cirurgia e está fora do restante da campanha.
A gravíssima lesão ocorreu já na segunda prorrogação da partida, quando o jogador bósnio saltou para tentar pegar um rebote e “desceu” de forma desajeitada. Assim que os atletas próximos do lance perceberam a gravidade da situação, afastaram-se perplexos e desesperados. O jovem precisou ser removido de quadra de maca, que foi carregada por alguns de seus colegas de elenco.
“Nosso vestiário está absolutamente quieto. Não há nada a ser comemorado hoje. Fizemos um momento de silêncio e uma prece coletiva por Jusuf, depois do jogo. Isso foi devastador. Simplesmente devastador”, lamentou o treinador do Blazers, Terry Stotts, segurando as lágrimas, em entrevista coletiva. O amargo resultado positivo assegurou a vaga do time do Oregon nos playoffs deste ano.
Nurkic deixou a quadra enquanto realizava uma das melhores atuações da carreira, com 32 pontos (um a menos do que seu recorde pessoal) e 16 rebotes no duelo. “O que aconteceu deixou-me enjoado, embrulhou o estômago. Quando cheguei perto e avistei a perna de Jusuf… nem dá para explicar. Foi um flashback do que presenciei quando Paul George quebrou a perna”, contou o astro Damian Lillard.
Para o Nets, a assustadora lesão trouxe lembranças pesadas. O ala-armador Caris LeVert também saiu de quadra em uma partida do início da atual temporada com suspeita de fratura e uma toalha cobrindo sua perna. A cena causou muita aflição entre os jogadores, mas o fim da história foi positivo: diagnosticado “só” com um deslocamento no pé, ele retornou ao time após três meses.
“A lesão de Jusuf é tudo o que estamos comentando no vestiário. Ninguém fala do jogo, na derrota. Só estamos pensando em um colega de profissão, um excelente jogador que fazia ótima atuação, e rezando para que consiga recuperar-se. Nós passamos por isso com Caris e é muito duro. É duro para os atletas, torcedores e todos que estão aqui”, afirmou o técnico do Nets, Kenny Atkinson.
Nurkic vivia a melhor temporada da carreira na NBA, após assinar uma extensão contratual de quatro anos com o Blazers na offseason passada. Em 72 partidas disputadas nesta campanha, o jovem pivô acumula médias de 15.6 pontos (com 50.8% de aproveitamento nos arremessos de quadra), 10.4 rebotes e 3.2 assistências – todas, maiores marcas pessoais na liga.
Em respeito ao titular de Portland, que poderá ser substituído por Zach Collins ou Enes Kanter no restante da competição, e aos leitores do Jumper, optamos por não disponibilizar o vídeo da impressionante lesão em nossa página. Você pode acompanhar, abaixo, os melhores momentos da grande atuação de Nurkic.