Jumper Brasil discute – Técnicos estreantes

Integrantes do site analisam o início de trabalho dos treinadores calouros desta temporada

Fonte: Integrantes do site analisam o início de trabalho dos treinadores calouros desta temporada

A última offseason marcou um silencioso movimento de renovação na NBA. Nada menos do que nove franquias contrataram treinadores que nunca estiveram a frente de uma comissão técnica na liga para comandarem seus times. Algumas, inclusive, dispensaram veteranos de renome (Lionel Hollins, George Karl) para apostarem em calouros no “controle”. Eis os nove “comandantes de primeira viagem”:

Mike Budenholzer (Hawks)
Brad Stevens (Celtics)
Jason Kidd (Nets)
Steve Clifford (Bobcats)
Brian Shaw (Nuggets)
Dave Joerger (Grizzlies)
Brett Brown (76ers)
Jeff Hornacek (Suns)
Mike Malone (Kings)

Nesta semana, o Jumper Brasil reuniu cinco de seus integrantes para analisar o início e as perspectivas futuras do trabalho destes treinadores. Quem está bem e quem está mal? Quem vem fazendo mais com menos e quem decepciona? Nossa equipe opina.

Publicidade

 

1. Dos nove técnicos estreantes, quem faz o melhor início de trabalho na NBA?

Ricardo Stabolito Jr.: Brett Brown. O Sixers é um time que joga com “fome” e uma estratégia bem consolidada de jogo. Tem o pior elenco da NBA, mas não atua como se o fosse porque você sente que o grupo foi convencido de que não o é. Neste momento, isso é tudo que você pode pedir a um treinador recém-chegado. Menção honrosa para Jeff Hornacek e Steve Clifford.

Publicidade

Gustavo Lima: Jeff Hornacek. Antes do início da temporada, o Suns era considerado um dos piores times da liga. Mas, para surpresa geral, a equipe tem sido consistente na defesa e ganhado alguns jogos por causa disso. Méritos para o técnico, que, em pouco tempo, já deu um padrão defensivo ao grupo jovem e desacreditado. Menção honrosa para Brett Brown.

Gustavo Freitas: Jeff Hornacek. O Suns tem um padrão de jogo hoje, algo bem diferente do que acontecia na temporada passada. O time está crescendo de produção e existem chances reais de chegar aos playoffs.

Publicidade

Kaio Kleinhans: Brett Brown, sem dúvida alguma. Pegou um time que a maioria acreditava estar destinado a fazer uma das piores campanhas da história e, logo de cara, bateu o atual bicampeão. Além disso, conseguiu vitórias contra equipes como Bulls e Rockets.

Luiz Fernando Teixeira: Jeff Hornacek. O Suns montou um time ruim, que deveria estar “zerado”, e conseguiu sete vitórias em 14 jogos. Além disso, ele conseguiu fazer com que a defesa do Suns fosse decente, o que poucos esperavam.

Publicidade

 

2. E quem protagoniza o pior trabalho até aqui?

Ricardo Stabolito Jr.: Jason Kidd. Os resultados do Nets são péssimos até o momento, mas você precisa colocar os desfalques na balança também. O que realmente incomoda é a impressão de que o ex-armador não passa de um enfeite no banco: não treina, não manda e não sabe exatamente o que deve fazer ali.

Publicidade

Gustavo Lima: Jason Kidd. A campanha ridícula do Nets já diz tudo.

Gustavo Freitas: Jason Kidd. Tudo bem que ele foi um dos melhores armadores dos últimos 20 anos, mas Kidd não possui experiência nem como assistente. O fato da situação poder mudar em algum tempo não muda outro fato: hoje, o Nets tem um “treinador de mentirinha”.

Publicidade

Kaio Kleinhans: Jason Kidd. Com um elenco milionário, recheado de estrelas, o Nets deveria estar (no mínimo) entre os cinco primeiros do Leste. Os resultados não estão aparecendo e, em um time que quer vencer agora, ele convive com uma pressão que aumenta a cada jogo. Se as vitórias não chegarem, uma troca de comando vai ser cogitada e, bem provavelmente, realizada.

Luiz Fernando Teixeira: Brian Shaw. Ele era um dos assistentes mais badalados nos últimos tempos e recebeu um Nuggets afiado, que perdeu apenas Iguodala. Mas aí as lesões vem atrapalhando a franquia e ele não parece saber o que fazer para contornar a situação.

Publicidade

 

3. Verdadeiro ou falso: mais de dois treinadores novatos vão chegar aos playoffs.

Ricardo Stabolito Jr.: Verdadeiro. Budenholzer e Joerger (mesmo sem Gasol) deverão estar na pós-temporada. Entre Stevens, Hornacek, Clifford, Kidd e Shaw, eu vou dar o voto de confiança que alguém chega lá.

Publicidade

Gustavo Lima: Falso. Acredito que Budenholzer levará o Hawks aos playoffs. Se a pergunta fosse feita há uma semana, eu diria que Joerger seria um técnico de pós-temporada. Mas, com a contusão de Marc Gasol, o Grizzlies se enfraquece muito na concorrida conferência Oeste. Os outros treinadores não levarão seus times à pós-temporada.

Gustavo Freitas: Verdadeiro. Acho que o Suns vai se classificar e existe a possibilidade do Hawks, Grizzlies e até mesmo o Celtics – com uma eventual volta de Rajon Rondo – chegar lá.

Publicidade

Kaio Kleinhans: Verdadeiro. Embora as equipes ainda mostrem certa instabilidade, Grizzlies, Hawks e Nets devem se classificar aos playoffs. O Nuggets, de Brian Shaw, deve brigar até o fim por uma vaga também. Outra possibilidade poderia ser Brad Stevens, mas não acho que o Celtics queira a classificação.

Luiz Fernando Teixeira: Falso. Pelo que vem sendo apresentado até agora, apenas Joerger e Budenholzer devem avançar para os playoffs.

 

Publicidade

4. Se eu dissesse que um – e apenas um – dos técnicos calouros será demitido ao fim da temporada, em quem você apostaria?

Ricardo Stabolito Jr.: Jason Kidd. O Nets não tem tempo ou paciência, então ele trabalha sob pressão. Precisa de vitórias e qualquer resultado abaixo de segunda rodada de playoffs vai ser considerado um enorme fracasso no fim do ano. São altas exigências até para um profissional mais rodado. A julgar pelo início do trabalho, exigências que dificilmente serão alcançadas.

Publicidade

Gustavo Lima: Jason Kidd. E acredito que ele será demitido bem antes do fim da temporada. Foi uma aposta equivocada do Nets. Um time cheio de jogadores experientes não pode ser liderado por um técnico iniciante. De longe, a impressão é que Kidd não tem a confiança do elenco. E, quando um treinador perde o comando, você já sabe o que acontece…

Gustavo Freitas: Jason Kidd, infelizmente. Até porque demitir o técnico é uma das únicas chances que o time tem de fazer uma mudança. Ele é um acionista do Nets e acho que, até certo ponto, isso facilitaria a demissão. O ex-armador assumiria um cargo gerencial para a chegada de um treinador experiente e que consiga fazer a equipe ir mais longe.

Publicidade

Kaio Kleinhans: Jason Kidd. Como já disse anteriormente, Kidd é quem tem mais pressão por vitórias e a equipe não vem correspondendo às expectativas. No caso dos outros técnicos, a maioria dos times ainda está em reconstrução e a cobrança por resultados é menor.

Luiz Fernando Teixeira: Jason Kidd. O dono do Nets montou um time para ser campeão e o técnico simplesmente não possui a experiência para comandar uma equipe de basquete ainda. A campanha desastrosa, lógico, também não ajuda em nada.

Publicidade

 

5. Qual dos nove treinadores terminará a temporada regular com a melhor campanha?

Ricardo Stabolito Jr.: Mike Budenholzer. O Hawks não é o time perfeito, mas encaixou cedo e a competição do Leste ajuda. Caminham para ter mando de quadra nos playoffs.

Publicidade

Gustavo Lima: Mike Budenholzer. Como o Leste está cheio de times medianos (para não dizer ruins), o Hawks não deverá ter problemas para chegar aos playoffs.

Gustavo Freitas: Se a lesão de Marc Gasol não o deixar de fora por muito tempo, é possível que Dave Joerger. Entretanto, o Suns de Jeff Hornacek tem a chance de conseguir esse feito por ter atletas jovens e uma nova cara. Gosto mais do estilo de jogo e das chances da equipe do Arizona neste momento.

Publicidade

Kaio Kleinhans: Mike Budenholzer. Vou arriscar um pouco aqui. Gosto do time do Hawks e ele parece ser um grande treinador. Além do mais, sabemos do nível geral fraco da conferência Leste e, com isso, a campanha deve ser impulsionada. Dave Joerger é uma forte possibilidade, mas o Grizzlies ainda oscila e a ausência de Marc Gasol deve complicá-los.

Luiz Fernando Teixeira: Não consigo cravar entre Dave Joerger e Mike Budenholzer. Talvez, o segundo – porque o Leste é mais fraco.

[polldaddy poll=7594947]

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários