O Minas Tênis Clube anunciou, nesta segunda-feira (10), a contratação do experiente pivô JP Batista. Eleito o MVP do NBB, em 2019, quando defendeu o Mogi, o jogador de 38 anos é o primeiro reforço oficializado pelo Minas para a temporada. Em 2019/20, Batista atuou pelo Le Mans, da França.
O pivô chega ao time minastenista para substituir o norte-americano Devon Scott, que vai jogar em Israel na próxima temporada.
Multicampeão internacional, com títulos da Liga da Lituânia (2008, pelo Lietuvos Rytas), da Francesa (2015, pelo Limoges) e do NBB (2016, pelo Flamengo), Batista tem diversas passagens pela seleção brasileira, onde foi bicampeão pan-americano (2007 e 2015).
⚡ REFORÇO NO GARRAFÃO! 🏀
O pivô @JPBatista13, eleito o MVP da fase de classificação do NBB 2018/19, chega para compor a equipe do técnico Léo Costa.
Saiba mais: https://t.co/pd58OmFPE9#VaiMinas #MinasStorm #Basquete #LaVemTempestade #Basketball #VcNuncaViuNadaIgual #NBB pic.twitter.com/oJGwwNJbRT
Publicidade— Minas Tênis Clube (@MinasTenisClube) August 10, 2020
O pivô revelou que já vinha negociando com o Minas há três temporadas e que, agora, ele está contente em, finalmente, poder representar a equipe de Belo Horizonte.
“Estou muito feliz em fazer parte dessa nova família. Há três anos que venho tendo contato com o clube, mas ainda não tinha dado certo. Desta vez, deu certo e estou muito feliz com isso. A cada temporada que passa, o Minas vem crescendo com seus objetivos e eu estou muito motivado em fazer parte desse projeto”, afirmou o veterano.
Além da chegada de Batista, o Minas já anunciou as renovações contratuais do técnico Léo Costa e do armador Davi Rossetto. A diretoria minastenista deve anunciar, nos próximos dias, a chegada de novos reforços. O armador Luciano Parodi (ex-Franca), os alas-pivôs David Nesbitt (ex-Corinthians) e Rafa Moreira (ex-Brasília), e o pivô Renato Carbonari (ex-Bauru) são alvos da equipe para a próxima temporada.
A intenção do Minas é seguir com um time forte para 2020/21. Segundo apurou o Jumper Brasil, o ala-armador norte-americano David Jackson já está acertado com o Minas e será mais um reforço de peso da equipe. Ex-Franca e eleito o melhor estrangeiro do último NBB, o jogador de 37 anos irá atuar no México, nos próximos meses. Como a Liga mexicana está prevista para ser encerrada na primeira semana de dezembro, Jackson vai desembarcar em Belo Horizonte com o NBB (que deverá começar em meados de novembro) em andamento.
Além dos reforços, o Minas trabalha para manter a estrela Leandrinho Barbosa. De acordo com o jornalista Lucas Magalhães, do Metrópoles, os minastenistas monitoram a situação do ala-armador e pretendem estender o vínculo com o atleta.
Com relação às baixas no elenco, o Minas já perdeu, além de Scott, os alas Alex Garcia e Gui Deodato, que acertaram com o Bauru Basket. Dois norte-americanos – o ala-armador Brent Jackson Jr. e o ala-pivô Tyrone Curnell – não deverão permanecer para a próxima temporada.