Josh Primo e Spurs são alvos de processo

Atleta é acusado de exibir seus órgãos sexuais a uma ex-psicóloga da franquia

Spurs Josh Primo processo Fonte: Ronald Cortes / AFP

O jovem Josh Primo e o San Antonio Spurs são alvos de um processo por conduta abominável. De acordo com o repórter Tim MacMahon, da ESPN, uma ex-psicóloga clínica da franquia entrou com uma ação nesta quinta-feira (3). Entre outras coisas, Hillary Cauthen alega que o Spurs “ignorou seus repetidos relatos de exposição indecente” por parte do jogador.

Além disso, a profissional alega que perdeu “o emprego dos sonhos” graças à omissão da franquia. Segundo o processo, Primo exibiu seus órgãos sexuais a Hillary um total de nove vezes. O primeiro incidente, aliás, ocorreu em dezembro do ano passado. No mês seguinte, a psicóloga relatou o episódio à direção do Spurs, que não tomou providência.

Publicidade

“Em vez de agir de acordo com os relatos da Dra. Cauthen, o Spurs ignorou suas queixas, esperando que a franquia pudesse ignorar e, depois, encobrir as ações de Primo. Ou seja, a franquia estava disposta a sacrificar a Dra. Cauthen para manter um atleta que esperavam que um dia se tornasse um craque”.

Dispensa de Primo

O advogado da vítima, Tony Buzbee, também alega que a franquia texana só agiu depois que o caso veio a público. Vale lembrar que Josh Primo foi dispensado pelo Spurs na última semana, ou seja, antes que o processo fosse aberto.

Publicidade

Segundo Buzbee, Primo foi demitido pelo Spurs alguns dias depois de se expor a uma outra mulher, durante a viagem da equipe para enfrentar o Minnesota Timberwolves, em 26 de outubro. Além disso, o advogado disse que o atleta também cometeu atentado ao pudor em Las Vegas em julho deste ano, ou seja, durante a Summer League da NBA.

Assim, de acordo com a ação legal, a justificativa da equipe de San Antonio sobre a saída do atleta é uma farsa completa. O presidente de operações do Spurs, RC Buford, limitou-se a dizer que a decisão atendia aos melhores interesses das partes envolvidas. O técnico Gregg Popovich, por sua vez, recusou-se a comentar o caso.

Publicidade

“Uma vez que a conduta de Primo entrou na esfera pública, o Spurs foi forçado a agir e, portanto, liberou Primo. As ações recentes do Spurs em relação a Primo são muito pequenas, então, vieram muito tarde. Além disso, a declaração pública da franquia sobre a dispensa do jogador é uma farsa completa. Enfim, o Spurs envia uma forte mensagem de que está disposto a tolerar condutas abomináveis ​​por parte dos atletas e a sacrificar funcionários leais. Mas, claro, desde que o atleta seja bem-sucedido em quadra”.

Em um comunicado, Buford refutou as alegações presentes no processo.

“Discordamos da veracidade dos fatos, detalhes e cronograma apresentados hoje. Embora gostaríamos de compartilhar mais informações, permitiremos que o processo legal seja concluído. Nossa organização continua comprometida em manter os mais altos padrões, e continuará a viver de acordo com nossos valores e cultura”, afirmou o dirigente.

Publicidade

Leia Mais!

Entretanto, coube ao próprio jogador dar mais “pistas” sobre a situação. Primo revelou, inclusive, que está com problemas de saúde mental.

“Eu sei que, a princípio, todos estão surpresos com a notícia. Eu já estou procurando ajuda para lidar com os traumas que sofri no passado e, por enquanto, quero focar em minha estabilidade mental. Além disso, preciso de um tratamento mais intensivo. Espero poder discutir esses problemas com todos no futuro, pois vou ajudar outros que sofreram também”, declarou o ala-armador, em nota oficial.

Publicidade

A decisão do time texano, mesmo após a declaração do jogador, surpreendeu a todos. Afinal, vários atletas da NBA admitem ter instabilidades da saúde mental, mas nenhum deles foi dispensado por isso.

Além disso, o Spurs exerceu a cláusula de extensão automática com o jovem canadense há duas semanas. Por isso, a aposta era a de que o jogador havia cometido alguma transgressão interna. Ou seja, essa hipótese se confirmou com o processo aberto nesta quinta-feira contra o Spurs e Josh Primo.

Publicidade

Primo nega as acusações

Por meio de seu advogado, Primo negou qualquer irregularidade. Além disso, ele contestou as alegações de Cauthen. O jogador alega que a psicóloga está “brincando com estereótipos feios e temores raciais para seu próprio benefício financeiro”.

“Em um ato de traição contra seu jovem cliente, a Dra. Cauthen, que tem 40 anos, afirma falsamente que Josh Primo se expôs a ela durante suas inúmeras sessões de terapia. Portanto, as alegações da Dra. Cauthen são uma invenção completa, ou seja, uma fantasia total. Então, Josh Primo nunca se expôs intencionalmente a ela ou a qualquer outra pessoa. O atleta, aliás, nem sabia que suas partes íntimas eram visíveis fora de seus shorts de treino. Enfim, o que torna as alegações ainda menos críveis é que a Dra. Cauthen nunca informou ao seu paciente sobre a suposta exposição dos órgãos sexuais”, afirmou o advogado William J. Briggs II.

Publicidade

Por fim, o Spurs vai precisar arcar com US$8,4 milhões de salários do canadense de 19 anos, apesar da rescisão contratual. Primo foi a 12ª escolha do Draft de 2021 e aparecia como um interessante prospecto de longo prazo. Na atual campanha, ele participou de quatro jogos, com médias de sete pontos, 3,3 rebotes e 4,5 assistências.

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários