https://www.youtube.com/watch?v=7Vi2d6Abe1E
Adquirido para a temporada 2012-13 do novato Brooklyn Nets, o ala Joe Johnson chegou para completar um trio com Deron Williams e Brook Lopez. Na época, a ideia era tornar o Nets um time campeão da NBA em cinco anos. Mesmo com três presenças seguidas nos playoffs, o Nets não conseguiu convencer em nenhuma das temporadas, e sem futuras escolhas de draft, a direção da equipe já prepara a construção de uma equipe mais barata.
Após falhar na tentativa de trocar Deron Williams durante a última temporada e se ver obrigado a dispensar o armador sem qualquer compensação, o Nets cogita o mesmo destino para Johnson, caso o ala-armador permaneça no elenco depois do dia 18 de fevereiro, data limite para trocas na temporada. Em uma roda de discussões da ESPN americana, o jornalista Marc Stein reportou a atual situação de Johnson na franquia de Nova Iorque.
“A questão mais interessante é: Onde Joe Johnson terminará a temporada? Existem pessoas que já perguntam se o Nets aceitaria dispensar o ala depois do fechamento da janela de trocas. Provavelmente, a franquia negará qualquer sugestão parecida, mas essa atitude também foi tomada antes da dispensar Deron Williams”.
Durante a última offseason, Memphis Grizzlies e Cleveland Cavaliers mostraram forte interesse no ala-armador, e chegaram a abrir conversas com o Nets. Enquanto a proposta do Grizzlies não vazou, a do Cavs apontava para as saídas de Anderson Varejão e Brendan Haywood (dispensado dias depois). Na época, Detroit Pistons e Charlotte Hornets também foram destinos especulados.
Leia mais
Lionel Hollins pede jogo coletivo para melhorar o Nets
Cavs estaria interessado em Joe Johnson
Nets e Grizzlies conversaram sobre troca por Joe Johnson
Nets e Hornets discutem troca envolvendo Joe Johnson
Com o segundo maior salário da NBA (US$ 24.8 milhões), e o quinto maior montante recebido na carreira entre os jogadores ainda em atividade (US$ 173 milhões), Johnson será agente livre irrestrito após a temporada 2015-16, caso não seja dispensado antes. Em recente entrevista, o ala-armador externou qual será o principal fator para contratá-lo em 2016.
“Vencer. Vencer será o mais importante para mim”, afirmou Johnson para o The Record. “Eu já ganhei muito dinheiro durante a minha carreira, então, vencer será definitivamente a minha prioridade”.
Ainda na roda de discussão da ESPN, o jornalista Brian Wndhorst também concordou com a possível dispensa de Johnson, e projetou seu futuro papel em uma equipe com mais possibilidades de título: “Eu vejo Johnson assinando com o melhor time que o queira, provavelmente na conferência Oeste. Seja como reserva, especialista de arremessos, ou um jogador para espaçar a quadra, Johnson será o tipo de veterano que as equipes vão competir para contratar”.
Recentemente, Joe Johnson mudou seu agente e agora é representado por Jeff Schwartz, responsável pelas saídas de Jason Kidd e Deron Williams do Nets nos últimos anos.
Sete vezes selecionado para o Jogo das Estrelas, Johnson tem médias de 17.1 pontos, 4.1 rebotes, 4.2 assistências e 44% de aproveitamento nos arremessos de quadra na carreira, números bem superiores aos 11 pontos, 4.6 rebotes, 3.8 assistências e 35% de índice de acertos da atual temporada.