O dia 22 de março entrou para a história do Memphis Grizzlies. E da forma mais negativa possível. A franquia do Tennesse sofreu a sua pior derrota, em 23 anos de NBA, ao ser atropelada pelo Charlotte Hornets por 140 a 79, e elevou o significado de tanking (perder o máximo de jogos a fim de ter maiores chances de ficar com uma melhor escolha no draft) a um nível poucas vezes visto na liga.
Só que outro fato lamentável ocorreu em Charlotte. Segundo o repórter Ronald Tillery, do jornal Commercial Appeal, e responsável pela cobertura diária do Grizzlies, ao final do vexame, alguns jogadores do time de Memphis não sentiram nem um pouco a derrota esmagadora. Pelo contrário, eles estavam brincando e dando risadas no vestiário. O detalhe é que, de acordo com a publicação, nem o técnico J.B. Bickerstaff nem o pivô Marc Gasol (que não entrou em quadra) estavam presentes quando isso aconteceu.
Na coletiva pós-jogo, Bickerstaff fez críticas pesadas aos seus comandados, destacando especialmente a falta de esforço vista em quadra.
“Quando você tem muitos jovens no elenco, uma coisa evidente é que eles não entendem o que é necessário para sobreviver nesta liga. Se você quer estar aqui, é uma questão de dar a volta por cima, uma questão de orgulho, uma questão de força mental que você tem que mostrar em todas as noites e em todas as oportunidades que você recebe. Cada jogo para estes atletas e para todos nós é um teste. É uma questão de ser capaz de provar que você pertence a esta liga. Tudo na NBA é questão de merecimento. Se você não está disposto a fazer esse sacrifício, então você não deveria estar nesta liga. O que aconteceu hoje à noite… não há como defender a maneira como jogamos”, desabafou o comandante interino da equipe.
O Grizzlies tem a pior campanha da temporada, ao lado do Phoenix Suns, com 19 derrotas e 53 derrotas, mas leva vantagem sobre o time do Arizona nos critérios de desempate. A equipe de Memphis, que chegou a perder 19 partidas seguidas, venceu apenas um dos últimos 23 duelos disputados na liga, e vai ficar de fora dos playoffs depois de sete classificações consecutivas.
Vale destacar ainda que o jogo da humilhação em Charlotte foi o que o time de Memphis sofreu mais pontos em sua história. Além disso, o Grizzlies foi a sexta equipe na história da NBA a perder uma partida de temporada regular por 60 ou mais pontos.