Primeira escolha do Draft que tinha Luka Doncic, o pivô Deandre Ayton deve começar a próxima temporada no Portland Trail Blazers. No entanto, existe a chance real de o time do Oregon negociar o atleta após cerca de um ano no elenco. De acordo com o jornalista Brett Siegel, do site Clutch Points, Portland estaria pronto para desenvolver o jovem Donovan Clingan, sétima pick do recrutamento deste ano.
Então, Deandre Ayton poderia ficar por pouco tempo no Blazers até que Clingan ganhe “rodagem” na nova temporada da NBA. Nada é certo, por enquanto. É necessário entender o que o novato pode fazer até fevereiro, data da trade deadline. Exceto pelo arremesso, que passou longe do ideal na Summer League (35.7% nos de quadra e 23.1% no perímetro), o jovem ganhou muitos elogios da diretoria e comissão técnica.
Portanto, seria mais uma questão de “quando” do que “se” no caso de uma troca envolvendo Ayton e o Blazers. Sem mostrar grande basquete, especialmente na primeira metade de sua temporada de estreia em Portland, o pivô voltou a ser alvo de críticas. É bem verdade, entretanto, que ele rendeu bem após a parada para o All-Star Game. Desde então, ele produziu números muito melhores.
Foram 22.7 pontos e 12.5 rebotes nos últimos 18 jogos, o que deixou a direção em dúvida sobre qual Ayton estava no Blazers. Isso porque a versão que ele apresentou na reta final foi similar ao que teve em alguns momentos no Phoenix Suns. No entanto, em outras fases, era tão ruim quanto ao que o atleta de Bahamas mostrou.
Leia mais
- Técnico dos EUA, Steve Kerr vê dificuldade contra Brasil
- Sem empolgar, LeBron James provoca seleção da França
- Como Dream Team moldou Dirk Nowitzki e astros da NBA
Para ter uma ideia, Deandre Ayton fez somente 13.8 pontos e 10.4 rebotes nas primeiras 37 partidas. Ou seja, tal inconstância fez com que o Blazers optasse por um jogador de sua posição logo nas primeiras escolhas do último Draft da NBA.
Aos 26 anos, o jogador do Blazers tem contrato até 2025/26. Para a próxima campanha, ele vai receber US$34 milhões, enquanto o valor sobe para US$35.5 milhões na seguinte. Então, se existe um momento para Portland o trocar, é antes de ele tornar-se jogador de contrato expirante.
Isso porque, a partir do momento em que o seu acordo está para acabar, times ficam com receio de tentar uma troca e, na sequência, o jogador ir embora. Vale ressaltar, ainda, que o Blazers terá outros pivôs para a próxima temporada.
Robert Williams, por exemplo, fez apenas seis partidas pela equipe de Portland em seu primeiro ano antes de sofrer uma lesão. Existe a chance de o Blazers o trocar, com ou sem uma negociação envolvendo Ayton.
Enquanto isso, o time ainda tem Duop Reath, que faz uma edição apagada nas Olimpíadas pela Austrália, além de Clingan.
Mas o Blazers ainda deve fazer outras movimentações até o início da próxima temporada ou até fevereiro. Jerami Grant e Anfernee Simons são os principais candidatos.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA