Jonathan Kuminga não vê futuro com Steve Kerr no Warriors

Fim de jogo com Denver gera problema no vestiário de Golden State

Jonathan Kuminga Warriors Kerr Fonte: Noah Graham / AFP

Se não bastasse a derrota sofrida para o Denver Nuggets no último lance do jogo, o Golden State Warriors tem que lidar com a insatisfação de Jonathan Kuminga com o técnico Steve Kerr. A informação, de acordo com o jornalista Shams Charania do portal The Athletic, diz que o ala “perdeu a fé” no treinador e em seus planos de desenvolvimento para ele.

O jovem ala não atuou nos últimos 18 minutos da partida da última quinta-feira (4). Ele foi substituído pouco depois de fazer uma cesta de dois pontos e a falta, no meio do terceiro quarto. Saindo junto com Klay Thompson e Kevon Looney, e dando lugar a Andrew Wiggins.

Publicidade

O veterano contribuiu com a mudança positiva do rumo do jogo. Afinal, a equipe estava sendo derrotada por 85 a 84 nesse momento. Depois disso, o time fez uma corrida de 39 a 20, que levou a uma liderança de 18 pontos já no meio do último quarto. Nisso, porém, Thompson e Looney, por exemplo, já haviam retornado, mas Kuminga ficou esquecido no banco.

Nos últimos seis minutos e meio, foi Denver quem voltou a disparar em uma corrida de 25 a 4, que terminou com uma bola incrível de Nikola Jokic para vencer o jogo. O camisa 00 não voltou para a quadra em nenhum momento.

Uma das fontes de Shams Charania disse que o fato foi “a gota d’água que quebrou as costas do camelo”. Portanto, algo importante na relação entre Steve Kerr e Jonathan Kuminga no Warriors. Em apenas 18 minutos em quadra, anotou 16 pontos, quatro rebotes e quatro assistências. Além disso, acertou cinco de sete arremessos. Enquanto ele jogou, a equipe superou o rival por seis pontos. Por outro lado, com ele fora, foram superados por nove.

Publicidade

Leia mais sobre o Warriors!

Kuminga não criticou o treinador publicamente após o jogo, mas a frustração ficou clara em suas palavras para Marcus Thompson, do The Athletic.

“É difícil, mas estou aqui há três anos já. Portanto, estou acostumado com tudo isso. Nunca fico surpreso quando vejo uma mudança drástica no quinteto inicial ou até mesmo no final do jogo como hoje. É uma questão de cultura. Então, não tenho muito o que falar, sabe? Eu estava no banco torcendo como qualquer companheiro de equipe. Viramos o jogo, os caras estavam bem, todos felizes. Mas eu esperava voltar, sim, até pela forma como estava jogando. É uma pena que não conseguimos vencer”, afirmou.

Publicidade

“As vezes, saio do jogo sem saber o que fiz de errado ou o porquê. Óbvio que existem momentos em que você sai devido à rotação, mas alguns outros eu não entendo. Isso mexe com a minha cabeça. O que eles querem que eu faça? Só penso em adicionar mais coisas ao meu jogo para diminuir isso. Mas é difícil”, concluiu.

Com a trade deadline de fevereiro chegando, a notícia de que um dos jovens ativos mais valiosos da franquia está insatisfeito cai como uma bomba. Entre vários outros problemas no atual elenco, o Warriors será capaz de consertar as coisas entre Steve Kerr e Jonathan Kuminga? O camisa 00 tem mais US$13.6 milhões a receber até a temporada 2024/25, quando seu vínculo de calouro se encerra

Publicidade

Justificativas

O técnico ressaltou que o jovem deveria ter voltado há cerca de cinco ou seis minutos do fim do jogo. No entanto, a escolha em manter Andrew Wiggins veio pelo desempenho.

“Kuminga estava jogando muito bem, mas o normal seria ele voltar para os últimos cinco ou seis minutos”, afirmou Kerr. “No entanto, Wiggins estava bem, e a gente vencia por 18 ou 19 pontos. Então, seguimos com ele. Naquele momento, nós não sentimos que seria a coisa certa a se fazer, pois Kuminga já estava fora há muito tempo. Então, eu mantive o grupo que já estava em quadra. Obviamente, nós não conseguimos fechar o jogo [com vitória]”.

Publicidade

Muitos gostariam de ver mais minutos dos alas juntos. Afinal, a defesa de Golden State é apenas a 20ª na temporada 2023/24, e ambos agregam no quesito. No entanto, as limitações ofensivas da dupla em conjunto têm limitado a questão para o treinador. Afinal, o saldo dos 131 minutos em que ambos dividiram a quadra até aqui é de -66. Ele falou sobre isso em coletiva no fim do ano passado.

“Os números dos dois juntos não são bons. Então, é mais difícil de se encaixar. Eles têm características muito parecidas. Mas é o tipo de ajuste que, se começar a funcionar, pode nos levar ao próximo nível. Portanto, estamos estudando a melhor maneira de tentar facilitar para ambos. Encontrar o grupo certo de jogadores ao redor que possam fazê-los render ao mesmo tempo”, afirmou.

Publicidade

Impacto positivo

Os números em geral estão com o jovem. Nos 12 jogos em que foi titular, anotou 15.2 pontos, 5.4 rebotes e 2.4 assistências. Além disso, acertou 57.1% dos arremessos de quadra. A campanha de Golden State é de seis vitórias e seis derrotas no período.

Entretanto, nas únicas duas vezes em que Kuminga teve mais de 30 minutos em quadra, Golden State sempre venceu. Ele também só se manteve em quadra por mais de 25 minutos em nove oportunidades, sendo cinco vitórias e quatro derrotas.

Outro problema?

Quem também pode se transformar em dor de cabeça para o Warriors é o outro ala selecionado na loteria do Draft de 2021. Moses Moody não atuou nos últimos três jogos. Além disso, ele não vê pelo menos 15 minutos em quadra desde o duelo com o Portland Trail Blazers em 23 de dezembro. Ele também não atua por 20 minutos desde o duelo com o Phoenix Suns em 12 de dezembro.

Publicidade

De acordo com o repórter Jason Dumas, da rádio 95.7 The Game, de San Francisco, o jovem e as pessoas que o cercam não estão felizes com os minutos e o espaço que ele tem recebido em Golden State.

“As pessoas ao redor de Moses Moody estão insatisfeitas. Ele não tem um papel fixo na equipe, o que atrapalha seu desenvolvimento. Sua consistência de minutos, aliás, é inexistente. Sempre que alguma mudança acontece, ele é o sacrificado e perde seus minutos. É outra situação para se monitorar nos próximos dias”, ressaltou.

Publicidade

O Golden State Warriors tem 16 vitórias e 18 derrotas em 34 jogos na temporada 2023/24, ocupando a 11ª colocação da Conferência Oeste. Ou seja, hoje estaria fora do play-in se a campanha terminasse.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários