Jonas Valanciunas não descarta saída do Pelicans: “trocas acontecem”

Além de estar envolvido em rumores, pivô deve ser agente livre irrestrito ao fim da próxima temporada

Jonas Valanciunas trocas Pelicans Fonte: David Sherman / AFP

Após perder protagonismo no New Orleans Pelicans em 2022/23, Jonas Valanciunas sabe que seu nome pode estar em alguns rumores de trocas em breve. Um dos que levantaram alguns boatos sobre possíveis negociações em que o pivô esteve envolvido, foi Jake Fischer, do portal Yahoo Sports. E foi justamente com o insider, que o veterano resolveu falar sobre seu status na NBA atual.

De acordo com o próprio Fischer, New Orleans explorou cenários por jogadores da mesma posição com maior versatilidade. Como por exemplo, Jarrett Allen do Cleveland Cavaliers e Isaiah Stewart do Detroit Pistons. No entanto, nada aconteceu. Com pouco mais de um mês para o começo da próxima campanha, o jogador que está defendendo a Lituânia na Copa do Mundo da FIBA de 2023 segue no elenco.

Durante o papo, Jonas Valanciunas ressaltou que quer ficar no Pelicans, até mesmo após o fim de seu contrato atual, apesar dos rumores de trocas. Fischer, então, relembrou que o jogador foi visitado por David Griffin (presidente de operações da franquia) e o técnico Willie Green durante o Mundial. Ambos também visitaram Brandon Ingram do time dos EUA.

Publicidade

O atleta de 31 anos não está incomodado com a incerteza.

“Cara, a NBA é um negócio. Não posso esperar que vou ter controle sobre tudo o que acontece. Em algum momento, você vai estar em risco ou sobre uma perspectiva de mudança. Não é uma coisa incomum, isso precisa estar contigo sempre que os rumores acontecem. Mas é preciso ter paciência”.

Publicidade

A franquia tem extensões contratuais em breve, como os jovens Trey Murphy e Jose Alvarado. Ainda assim, contratos que entram em vigor a partir de 2023/24, como o de Zion Williamson e Herb Jones tornam a situação do lituânio ainda mais delicada.

Leia mais!

O jornalista, em sua recente matéria sobre o assunto, diz que renovar com o pivô em qualquer valor próximo do que ele recebe atualmente (US$15.4 milhões) será um “tiro no pé”. O vínculo se encerra ao fim desta temporada, quando ele se torna um agente livre.

Publicidade

O camisa 17 também falou por exemplo, da evolução que espera de Williamson.

“Acho que o jogo dele fala por si mesmo. Ele tem uma primeira passada que é diferente de tudo o que já vi. Aliás, eu me sinto mal por alguns jogadores que tentam marcar o cara. Faz algumas coisas inacreditáveis. Só esperamos que possa jogar mais em 2023/24, porque ele é diferente”.

Publicidade

Por fim, também comentou sobre a expansão de seu jogo para os arremessos de perímetro.

“Eu não quero ser um cara que só espaça a quadra. Tenho muito talento pra fazer estrago através do pick-and-roll. Eu sei que posso causar danos as defesas quando estou no garrafão, é o melhor do meu jogo. Mas é obvio que quando o garrafão estiver povoado, estou focado em ser eficiente e converter bolas em que estiver livre”.

Publicidade

Em 2021/22, ele teve 36.1% nos tiros de longa distância, enquanto teve um volume de 2.1 tentativas por jogo. No entanto, esses números caíram no ano passado, para 34.9% em 1.4 tentativa.

Copa do Mundo

Valanciunas e a Lituânia avançaram para a segunda fase do Mundial de Basquete. Após sair invicto dos primeiros três jogos, a seleção enfrentará EUA, Grécia e Montenegro. Os confrontos serão contra os dois primeiros, já que Montenegro já estava no grupo da seleção durante a fase inicial.

Publicidade

Ou seja, os times não enfrentam a outra equipe que se classificou em seu grupo na primeira fase. Apenas os dois adversários que vieram de outra chave, mantendo as campanhas dos primeiros três jogos. As duas melhores campanhas nestes cinco jogos somados, portanto, avançam para as quartas de final, que serão realizadas em 5 e 6 de setembro.

O jogador é o grande destaque do país, com médias de duplo-duplo, enquanto lidera a equipe em pontuação. Nos três primeiros compromissos, somou 13.7 pontos e dez rebotes. Até aqui, foram vitórias contra o Egito (93 a 67), México (96 a 66) e os montenegrinos (91 a 71).

Publicidade

Na sexta-feira (01), o duelo é com a Grécia. Por fim, no próximo domingo (03) o duelo derradeiro contra os EUA. Ambos os duelos serão às 09h40 (horário de Brasília).

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários