Nikola Jokic juntou-se à lenda Wilt Chamberlain nessa terça-feira como o único pivô da história a acumular 50 triplos-duplos na NBA. A façanha foi alcançada pelo sérvio na vitória do Denver Nuggets diante do Milwaukee Bucks, em que marcou 37 pontos, dez rebotes e 11 assistências. O astro de 26 anos precisou de 416 jogos para converter-se somente no nono jogador da liga em todos os tempos a acumular 50 TDs na carreira.
“Isso é ótimo, com certeza. Fazer algo que só Wilt havia conseguido? É algo que ficará marcado em meu legado e história nessa liga. É legal estar em um grupo de jogadores que inclui, especialmente, um dos melhores atletas que já pisaram em uma quadra de basquete. É simplesmente um feito extraordinário”, comemorou o craque europeu, em entrevista coletiva logo depois do tranquilo triunfo por 128 a 97.
Jokic possui nove triplos-duplos em 35 jogos disputados na temporada, mas também houve outros seis jogos em que ele ficou a apenas um rebote ou uma assistência de alcançar um TD. Não por acaso, até agora, o titular no Jogo das Estrelas desse ano vem mantendo as maiores marcas da carreira em pontuação (27.3), rebotes (11.0), assistências (8.6) e aproveitamento de arremessos por três pontos (41.7%).
“Quer saber o que é mais fantástico? Nikola só tem 25 anos. Possui 50 triplos-duplos na carreira, mas já teve uns 20 jogos em que não anotou outro por causa de um rebote ou uma assistência, sabe? Isso mostra a sua grandeza, a excelência como jogador. Ele não fica fadigado. Não pensa em números. Não fica cansado. Só quer jogar basquete nesse nível fantástico atual”, exaltou o treinador Michael Malone.
Além das marcas já citadas, Jokic tornou-se o terceiro que mais rápido atingiu 50 triplos-duplos na NBA – só Magic Johnson e Oscar Robertson o fizeram em menos partidas. Ele também segue na “caça” de Chamberlain, que anotou 78 TDs ao longo da carreira. Mas não foram somente esses números que cresceram nesse ano: o pivô europeu já deu 20 enterradas na campanha e está a só três de igualar seu recorde em uma temporada.
“Nikola virou uma máquina de enterradas ultimamente. Deveria tentar ver se ainda tem vaga no Concurso de Enterradas do final de semana [risos]. Mas, falando sério, isso pode até parecer trivial, mas diz muito sobre sua melhora de condicionamento físico e disciplina permanecendo em forma. É muito divertido poder vê-lo agredindo a cesta e saltando no garrafão com a agilidade que estamos vendo”, finalizou Malone.