Uma das séries semifinais da conferência Oeste desse ano trará um duelo interessante no garrafão. Quando Phoenix Suns e Denver Nuggets entrarem em quadra, o duelo de pivô s entre o craque Nikola Jokic e o jovem Deandre Ayton será uma das atrações para o grande público. Sem surpresas, espera-se que o favorito ao prêmio de MVP da liga tenha vantagem no duelo individual, mas ele ressalta que o adversário é um dos seus melhores marcadores na atualidade.
“Deandre é o jogador com quem mais tive problemas recentemente. Marcou-me muito bem nos jogos dessa temporada. Sempre me marca muito bem, na verdade. Eu até já falei com ele sobre isso. Estamos discutindo aqui um ótimo two-way player: um atleta grande que joga nos dois lados da quadra, pega rebotes, possui um bom repertório no poste baixo e até pode arremessar também”, exaltou o astro sérvio, em entrevista coletiva no último final de semana.
Essa não é a primeira vez que Jokic faz elogios fartos e públicos a Ayton: em janeiro, após duas partidas seguidas entre Suns e Nuggets na temporada regular, o líder do Nuggets definiu o pivô titular do Suns como um “talento incrível” em entrevista coletiva. O primeiro escolhido do draft de 2018, por sua vez, revelou que o atleta europeu é uma de suas inspirações na liga e estuda o jogo do adversário das semifinais do Oeste procurando recursos para melhorar.
“Nikola é o melhor pivô da liga. O que faz em quadra é simplesmente fantástico. Sempre o considerei um exemplo e tento aprender coisas com seu jogo que posso trazer para o meu arsenal. Eu adoro competir com ele. Nós conversamos em quadra e é um confronto que levamos numa boa. Ouvi-lo elogiar-me é um incentivo para continuar trabalhando, definitivamente. Faz com que queira treinar mais e mais”, celebrou o pivô de 22 anos, em entrevista na época.
De fato, os números comprovam que Ayton foi um dos pivôs que mais tiveram sucesso contra Jokic na temporada. O provável MVP da campanha converteu apenas 38.2% dos seus arremessos nos três jogos contra o Suns quando marcado pelo jovem pivô: foram 13 cestas em 34 tentativas. Do outro lado da quadra, o jogador do Arizona também teve boas atuações contra o time de Denver: anotou 22.0 pontos e 12.3 rebotes em média, com 70% de acerto nos arremessos tentados.
A experiência das partidas anteriores faz com que o sérvio não tenha dúvidas de que vai estar diante de um dos melhores jovens pivôs da NBA a partir dessa segunda-feira. “Se precisasse escolher um bom atleta de garrafão para começar uma equipe hoje, Deandre seria uma ótima opção. É um talento jovem que não perde jogos e tenta fazer as coisas certas em quadra. Ele quer defender com qualidade, atacar bem e tomar as decisões corretas a cada lance. Realmente gosto dele”, encerrou o astro.
[forminator_poll id=”181751″]