John Collins: “Trae Young é muito melhor criador de jogadas do que Stephen Curry”

Para ala-pivô do Hawks, colega de time está em uma “categoria única” enquanto jogador da NBA

stephen curry trae young Fonte: Jed Jacobsohn / AFP

As comparações com Stephen Curry são constantes na carreira de Trae Young desde antes de chegar à NBA. O arremesso de três pontos, afinal, sempre esteve no DNA do basquete de ambos. O estilo de jogo, status e conquistas, no entanto, afastam muito ambos. Mas, para John Collins, isso também mostra que o seu colega de Atlanta Hawks é superior ao ídolo da liga em vários quesitos.

“A NBA adora comparar os jogadores, então vê dois armadores de mesmo tom de pele com longo alcance no arremesso e é automático. Mas acredito que Trae está em uma categoria própria. Posso dizer que, certamente, é um criador de jogadas muito melhor do que Stephen. Além disso, um melhor pontuador em situações de isolation”, afirmou o ala-pivô, em entrevista ao site Bally Sports.

Quando fala em criador de jogadas, Collins provavelmente se refere a assistências. Então, pelos números, ele possui argumentos. Young teve uma das três melhores médias de passes decisivos da liga nas últimas quatro campanhas. Enquanto isso, Curry só superou 7,0 assistências por partidas em duas de 14 temporadas. O ala-pivô, assim, vê os jogadores só com a “magia” como ponto em comum.

Publicidade

“Existem, obviamente, certas coisas que cada um faz melhor. Trae é melhor nisso, enquanto Stephen é superior naquilo. Mas, nesse momento, eu sinto que as reais semelhanças entre ambos estão nos lances espetaculares. Estão nas bolas de três pontos malucas, dribles desconcertantes. Diria que são similares na plasticidade, em síntese”, avaliou o titular da equipe da Geórgia.

Leia mais

Outra visão

Assim como Collins, o técnico Steve Kerr também não vê tantas semelhanças entre Trae Young e Stephen Curry. Mas, como esperado, o comandante do Golden State Warriors enfatiza as qualidades do seu atleta. Aliás, ele acha que a comparação do líder do Hawks deveria ser com outro astro. A forma como quebra as marcações, por exemplo, coloca-o ao lado de um jogador de sua classe do draft.

Publicidade

“Eu não vejo semelhanças entre ambos, antes de tudo. Acho que todos fazem esse paralelo por causa do arremesso, mas vejo mais Luka Doncic do que Stephen em Trae. São tipos físicos bem diferentes, mas ambos podem marcar 50 pontos ruindo as defesas a partir de pick-and-rolls. Chutam para três, armam floaters, acham passes e infiltram no garrafão”, apontou o experiente treinador.

Ele renega a comparação, ademais, por outro aspecto simples. Ele não vê nada ou ninguém na NBA remotamente como o maior nome da história do Warriors. “Não acho que exista um jogador que faça o mesmo que Stephen. Ninguém move-se sem a bola ou chuta saindo do drible, por exemplo, como ele. Acredito que, por isso, tenha muito pouco a ver com Trae”, completou.

Publicidade

Incomparável

De certa forma, apesar dos comentários anteriores, Collins alinha-se em um ponto com Kerr. Stephen Curry e Trae Young nunca deveriam ser comparados. Nenhum grande jogador, aliás, deveria ser alvo de comparações com outros atletas. Cada um, afinal, está em busca de um impacto e legado único. Ninguém quer ser igual a ninguém, no fim das contas.

Publicidade

“As comparações sempre vão existir, então é assim mesmo. No entanto, Trae é um jogador único que está posicionando-se como um grande nome nessa liga. É ótimo ser comparado, certamente, com um craque do nível de Stephen. Mas eu sinto que ele quer ser conhecido por seu próprio nome. É um indivíduo único”, concluiu o fã confesso do colega de equipe.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários