Jogadores rejeitam oferta, decidem dissolver a NBPA e temporada está perto de ser cancelada

A notícia tão temida pelos fãs da NBA se concretizou na tarde desta segunda-feira. Os jogadores decidiram rejeitar a última oferta enviada pela NBA e ainda anunciaram que vão dissolver a Associação de Jogadores (NBPA), partindo, assim, para a briga com os cartolas da Liga nos tribunais. Com isso, o locaute está longe de terminar […]

Fonte:

A notícia tão temida pelos fãs da NBA se concretizou na tarde desta segunda-feira. Os jogadores decidiram rejeitar a última oferta enviada pela NBA e ainda anunciaram que vão dissolver a Associação de Jogadores (NBPA), partindo, assim, para a briga com os cartolas da Liga nos tribunais. Com isso, o locaute está longe de terminar e a temporada 2011/2012 muito provavelmente não será realizada.

Após uma reunião realizada hoje entre a cúpula da Associação e vários jogadores, em Nova York, o presidente da NBPA, Derek Fisher, e o diretor-executivo da entidade, Billy Hunter, revelaram à imprensa os próximos passos da categoria nesse imbróglio. Eles disseram que a decisão de rejeitar a última oferta, dissolver a NBPA e partir para a disputa nos tribunais foi unânime entre os atletas presentes ao encontro.

“Essa é a melhor decisão para os jogadores. É importante que isso seja dito. Agora, nós sentimos que essa decisão é importante para todos e não apenas para aqueles que estão aqui, mas também para os jogadores que virão para a NBA nas próximas décadas. De agora em diante, a negociação coletiva não será mais feita dessa forma. Vamos deixar que nossa equipe de advogados (liderados por Jeffrey Kessler e David Bois) tomem a frente nesse caso”, disse Fisher.

Publicidade

“Estamos preparados para entrar com uma ação anti-truste contra a NBA. Essa é a melhor situação, onde os jogadores podem começar seu devido processo legal. Eles não estavam preparados para aceitar essa última proposta ou enfrentar uma outra pior. Esse acordo poderia ter sido feito, deveria ter sido feito. Os jogadores fizeram diversas concessões, mas os donos das equipes não”, afirmou Hunter.

Em um comunicado à imprensa, o comissário da NBA, David Stern, lamentou a postura adotada pelos jogadores, que colocou a temporada 2011/2012 em risco. Na última semana, Stern havia dado um ultimato à NPBA, afirmando que os atletas deveriam aceitar a última oferta da Liga, que, segundo ele, era a melhor que os donos das equipes poderiam oferecer. Caso os jogadores tivessem aceitado essa proposta, a temporada começaria no dia 15 de dezembro, com 72 partidas para cada equipe.

Publicidade

Confira abaixo, na íntegra, o comunicado do comissário da NBA a respeito da decisão dos jogadores.

“Em uma sessão de negociação iniciada em fevereiro de 2010, Jeffrey Kessler, advogado da NBPA, ameaçou que os jogadores iriam abandonar o processo de negociação coletiva e iniciar um processo anti-truste contra as nossas equipes se não chegássemos a um acordo que fosse aceitável para eles. Em antecipação a este dia, a NBA entrou com uma queixa legal junto ao Conselho Nacional de Relações Trabalhistas afirmando que, em virtude dessas contínuas ameaças, a NBPA não estava negociando de boa fé. Nós também começamos um processo judicial em um tribunal federal por causa dessa tática de negociação. A NBA tem negociado de boa fé durante todo o processo de negociação coletiva, mas porque a nossa última proposta não foi do agrado dos jogadores, a NBPA decidiu colocar em prática a ameaça do Sr. Jeffrey Kessler. Haverá, em última análise, um novo acordo de negociação coletiva, mas a temporada 2011/2012 agora está em perigo”.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários