A NBA está de volta… mais uma vez. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, a Associação dos Jogadores resolveu encerrar o boicote aos jogos da NBA iniciado pelo Milwaukee Bucks, motivado por mais um caso de violência policial contra um cidadão negro nos EUA. É esperado que as partidas da liga sejam retomadas nesta sexta-feira (28), com a programação inicialmente planejada para quarta.
Segundo o jornalista Shams Charania, do site The Athletic, os atletas discutiram todo o sacrifício feito para o retorno dos jogos para, agora, serem cancelados em definitivo. Além disso, as famílias dos jogadores deverão entrar na “bolha” nos próximos dias.
O astro LeBron James, que seria contrário ao prosseguimento da temporada, mudou de ideia por conta dos melhores interesses em finalizar os playoffs. Jogadores do Los Angeles Lakers e Los Angeles Clippers fizeram o mesmo. Até ontem, os dois times cogitavam deixar a “bolha”.
A discussão, agora, fica por conta do calendário, já que dois dias de jogos foram adiados. É possível que, na sexta-feira, sejam realizadas as partidas que seriam de ontem e, no sábado, as que seriam disputadas hoje.
Ainda segundo Wojnarowski, uma reunião entre os atletas e os donos das franquias da NBA está marcada para hoje. Espera-se que, na pauta de discussões, estejam alguns planos de ação para avançar nas questões de justiça social.
“A bolha é mais do que apenas coroar um time campeão. Mais agora do que nunca. Parecia que a mensagem estava desaparecendo. Tomara que isso possa criar um novo nível de ativismo e compromisso dos proprietários, liga e equipes em direção a uma mudança real”, disse um jogador veterano, que preferiu não ter a identidade revelada, ao repórter Marc J. Spears, da ESPN.