A negociação que levou Andrew Bynum para a Philadelphia fez o 76ers ir do êxtase à agonia. Considerado o principal reforço da franquia para a atual temporada, o pivô passou os últimos seis meses com problemas nos joelhos e não jogou uma partida sequer pela equipe. Agora, a direção do time deve decidir se renova seu contrato e faz mais uma aposta em seu basquete ou deixa que vá embora como agente livre irrestrito. Um dilema tão complicado que, de certa forma, divide até os jogadores do Sixers.
O ala Thaddeus Young defende a extensão do vínculo de Bynum e acredita que a insistência tem tudo para render ótimos resultados dentro de quadra. “Vários jogadores passam por cirurgias e voltam ainda melhores. Basta trazer Andrew de volta para o ginásio e recolocá-lo em ritmo de jogo. Eu acho que mantê-lo aqui será muito bom porque nunca tivemos um pivô de ofício. Se conseguirmos recuperá-lo, nós vamos assustar muitas equipes na próxima temporada”, argumentou.
Já o ala-armador Evan Turner não se mostrou tão empolgado com a ideia. Ele está na torcida pela plena recuperação do pivô, mas entende que a situação é muito complexa. “Eu estou torcendo por Andrew, mas ele vai passar por uma cirurgia. Vocês entendem o que eu digo? A recuperação será difícil demais por si só”, ponderou, sem dar uma resposta concreta.
Bynum, de 25 anos, possui um preocupante histórico de lesões em oito anos de carreira. No entanto, ele deu sinais de boas condições físicas na última temporada, quando atuou em 60 dos 66 jogos do Los Angeles Lakers antes de ser trocado. No período, o pivô ainda acumulou suas melhores médias de pontos (18.7) e rebotes (11.8) como profissional.