Jogadores da NBA criam fundo para assistência médica de ex-atletas

Iniciativa inédita nas grandes ligas dos EUA vai zelar pela saúde e bem estar de aposentados

Fonte: Iniciativa inédita nas grandes ligas dos EUA vai zelar pela saúde e bem estar de aposentados

NBPA

Continua após a publicidade

A NBA será pioneira entre as grandes ligas esportivas dos EUA no cuidado à saúde dos seus ex-integrantes. A Associação dos Jogadores (NBPA) aprovou a criação de um fundo para promover assistência médica aos ex-atletas com três ou mais anos de atuação. O programa fornecerá planos para os ex-profissionais e suas famílias por valores simbólicos ou inteiramente de graça, a depender do tempo de atuação do assegurado na liga.

“O esporte nunca foi mais popular e todos os jogadores em nossa liga reconhecem que só chegamos a essa posição por conta da dedicação e trabalho duro dos que vieram antes de nós. É importante que cuidemos da família da NBA inteira e estou orgulhoso de meus companheiros por aprovarem essa medida sem precedentes para garantir a saúde de nossos predecessores”, declarou o presidente da NBPA, o astro Chris Paul.

Continua após a publicidade

A ideia de criar um fundo para cuidar da saúde dos ex-jogadores surgiu nos últimos anos e ganhou força com as recentes mortes de figuras adoradas da NBA – como Darryl Dawkins e Moses Malone – por doenças que poderiam ser controladas com melhor acompanhamento médico. A iniciativa teve um pontapé inicial com os programas de avaliação cardíacos anuais que a liga já vinha oferecendo aos seus ex-jogadores totalmente sem custos.

“Eu não poderia estar mais orgulhosa de Chris, nosso comitê executivo e todos os membros da NBPA por essa decisão. Oferecer planos de saúde aos ex-atletas é uma ideia que já estava nas mentes dos próprios jogadores no passado e estamos empolgados por termos encontrados parceiros certos para tirar essa iniciativa do papel”, elogiou a diretora executiva da Associação dos Jogadores, Michele Roberts, em nota oficial.

Continua após a publicidade

As inscrições de beneficiários do novo programa começarão no primeiro dia do ano que vem, segundo a NBPA.

Últimas Notícias

Comentários