Jogador do Wizards critica promoção da Copa da NBA

Deni Avdija acredita que a liga aplicou um “exagero visual” para ideia inspirada no basquete europeu

jogador wizards copa nba Fonte: Stephen Gosling / AFP

Os atletas e a direção da liga “abraçaram” a ideia de um torneio de meio de temporada de forma incondicional. Mas outros detalhes têm sido bem mais questionados de todos os lados. Os designs especiais das quadras e o formato complexo de disputa passam longe de ser unanimidades, por exemplo. O jogador do Washington Wizards, Deni Avdija, admitiu que alguns desses pontos na Copa da NBA são – no mínimo – estranhos.

“Eu sinto que, às vezes, a NBA precisa ser mais simples. Afinal, ela é especial por si só. Entendo que tudo seja um show e, por isso, deve ser ‘vendido’. Mas todas as quadras com cores diferentes e marcas especiais são um pouco demais. Não acho que precisa disso tudo, sabe?”, opinou o jovem ala-pivô. As cores das quadras, em particular, viraram um tópico de críticas do público nas redes sociais.

Os designs, na verdade, têm uma função além de promover a competição inédita para um público pouco acostumado. As quadras e marcas visuais servem para apontar que aqueles jogos da temporada regular também valem para a Copa. Então, é um produto de um sistema de disputa confuso também. Avdija elogia a busca de alternativas para movimentar uma longa campanha, mas a NBA pode evitar certas coisas.

Publicidade

“Eu gosto que a liga procure ideias em outros lugares e, assim, tente adicionar novos atrativos ao jogo. Trazer coisas da Europa é interessante porque há adições legais e proporciona o intercâmbio com outras culturas. Mas realmente não vejo motivo para esse exagero visual”, ponderou o titular de Washington. Vale lembrar que o ala-pivô jogou no Maccabi Tel Aviv antes de chegar ao basquete dos EUA.

Leia mais sobre a Copa da NBA

Questão de grana

A alta aceitação da Copa entre os jogadores da liga passa, certamente, pela premiação em dinheiro. Colocar um prêmio de meio milhão em partidas dos primeiros dois meses de temporada, afinal, cria uma motivação para um instante pouco empolgante do ano. Além disso, representa um valor significativo para atletas com contratos menores. Anthony Davis, por exemplo, vê isso no vestiário do Los Angeles Lakers.

Publicidade

“Para ser sincero, a melhor parte do torneio é essa premiação de US$500 mil. Isso é o que motiva a maioria do pessoal mesmo, sabe? Eu não vou dizer quem foi, mas havia um dos atletas do nosso elenco que realmente comemorou a vitória de hoje. Falou-me que está um passo mais perto de uma grana que nunca teve na vida”, contou a referência angelina.

Davis admite que nem todos os jogadores estão especialmente empolgados com a nova competição. No entanto, se importa e contribui para os seus companheiros, isso basta para que despertar o seu melhor. “Cada um tem situações financeiras diferentes, mas sinto que ajudar os colegas já traz uma motivação extra para todos. Pelo menos, é assim para mim”, explicou.

Publicidade

Aprovação

Mas, apesar das ponderações de Avdija, nem todos compartilham da opinião do jogador do Wizards sobre a Copa da NBA. Até as controversas quadras, aliás, têm um ou outro defensor por aí. Naji Marshall saiu em defesa das quadras e, em particular, aprovou o design roxo do New Orleans Pelicans. Não pelo impacto no jogo, mas por causa de um personagem infantil.

Publicidade

“Eu já vi as quadras e achei bem legais, pois lembram o Barney. Adorava o Barney. Mas achei legal demais, de verdade. E gosto dos uniformes escuros também. É um detalhe novo, que acho que dá um toque especial. Além disso, nunca joguei com um uniforme da mesma cor da quadra em minha vida”, elogiou o jovem ala.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários