A NBA foi movimentada por mais uma acusação de violência doméstica contra um de seus atletas. O ala Rodions Kurucs, do Brooklyn Nets, foi preso nessa terça-feira sob acusação de agredir a sua ex-namorada, uma mulher cujo nome não foi revelado. Ele acabou liberado horas mais tarde, mas, entre outros crimes, foi autuado por violência e assédio em terceiro grau.
O episódio, segundo relatado pela acusadora, aconteceu no apartamento do atleta durante uma ríspida discussão no dia 27 de junho. De acordo com Trevor Boyer e Graham Rayman, do jornal New York Daily News, Kurucs teria gritado que “iria se matar” antes de tentar asfixiar a então parceira, além de empurrá-la contra uma cama, estapeá-la no rosto e morder os seus lábios.
“Depois de sabermos das alegações contra Rodions, nós notificamos os escritórios da NBA para iniciarmos o processo de apuração de mais informações. A franquia Nets encara acusações dessa natureza com extrema gravidade. Reservamo-nos o direito de não fazer mais comentários enquanto a investigação desse caso estiver em andamento”, declarou o time, por meio de nota oficial.
O advogado de Kurucs, Alex Spiro, baseia sua defesa na demora da acusadora para formalizar queixa – que admite ter esperado o fim do relacionamento para fazer as alegações, por medo – e a ausência de evidências do ocorrido (fotos e laudos). Ele também alegou que, no dia seguinte à suposta agressão, o casal viajou junto para Las Vegas – conduta incompatível com alguém que sentia-se ameaçada.
O jogador de 21 anos foi liberado sem precisar pagar fiança, mas precisará voltar a se apresentar à corte criminal do Brooklyn para responder às acusações, no dia 21 de outubro. A juíza Gina Abadi emitiu uma ordem de proteção para a mulher até a data, com base em apontamentos de lesões nas mãos, face e costelas da jovem que foram reportadas pela procuradoria.
A depender do resultado das investigações, Kurucs pode ser exemplarmente punido pela NBA com base nas regras para acusações de violência doméstica presentes no acordo coletivo de trabalho da liga – que foram enrijecidas em 2017. O atleta letão acaba de finalizar a sua temporada de estreia no basquete norte-americano, onde registrou médias de 8.5 pontos e 3.9 rebotes com o Nets.