Joel Embiid não receberá muito carinho na França ao desembarcar para jogar as Olimpíadas de Paris, após o fim da temporada 2023/24 da NBA. A polêmica pela escolha do pivô do Philadelphia 76ers em jogar pelos EUA, em vez do país europeu, segue forte por lá. E um ex-jogador francês deixou isso muito claro em seu programa de rádio.
Você pode não se lembrar do nome dele: Frederic Weis. Mas ele é mais famoso do que você pensa. Afinal, foi ele quem levou aquela famosa enterrada de Vince Carter em um duelo entre EUA e França nas Olimpíadas. O ex-jogador do Toronto Raptors literalmente pulou o pivô europeu, em lance que ficou para a história como uma das cravadas mais selvagens de todos os tempos. Mas ele está muito bravo com Embiid e o chamou até mesmo de sujo.
“Em primeiro lugar, eu considero esse menino um grande jogador de basquete. Mas ao mesmo tempo, também o acho sujo, na mesma proporção. Eu o odeio pelas coisas que ele fez com nosso país”, esbravejou.
Embiid é camaronês, mas seu desejo de disputar os Jogos Olímpicos o fez defender os EUA. Mas antes de fechar com a USA Basketball, ele não só esteve perto da seleção francesa, como obteve cidadania do país sem jamais ter ido até lá. O atual MVP da NBA se apalavrou com os europeus, de acordo com vários envolvidos, mas após um ano e meio de negociações, mudou sua rota e decidiu jogar pelos estadunidenses.
De acordo com Weis, o camisa 21 deixou muito claro que não tem qualquer respeito pela França, e que suas atitudes são um insulto.
Leia mais sobre as Olimpíadas!
- Kyrie Irving ironiza convocação dos EUA para as Olimpíadas
- EUA define time para as Olimpíadas com principais jogadores da NBA
- Joel Embiid: “Amo meu país, mas queria jogar as Olimpíadas”
“Você acha que ele tem algum respeito por nós? Eu não. Existem tantas pessoas que desejam um passaporte ou um visto daqui e não conseguem. Joel Embiid recebeu apenas por ser um grande atleta que poderia disputar as Olimpíadas pela França. Isso não está certo, é escandaloso. Então, não me importo se ele está se desculpando ou algo do tipo. Afinal, suas palavras não valem de nada”, disparou o ex-jogador.
As declarações foram feitas dias depois do vazamento de uma carta escrita pelo astro do 76ers, enviada ao presidente da França, Emmanuel Macron em 2021. Nela, o craque expressa o desejo de defender o país.
“Depois de conversar com a Federação, a decisão está tomada. Quero tomar medidas para obter a minha naturalização como francês e defender os Bleus. Assim, declaro que não quero jogar por nenhuma outra seleção, afinal, jamais defendi as cores de outro país. Seria uma honra para mim defender a França nas próximas competições internacionais e nas Olimpíadas de Paris”, afirmou Embiid na carta.
Weis, por fim, defende que o craque tenha sua nacionalidade francesa retirada. E que além disso, sequer possa entrar no país para o torneio.
“Ele não deveria ter o direito de dizer que é francês. Ele não deveria entrar nesse país. Digam que ele deve ir para a casa e deixe o resto do time dos EUA entrar aqui. Afinal, ele é camaronês e estadunidense, não francês. É uma pena que essas coisas estejam tão atreladas a questões comerciais e não por honra. Ele traiu os valores nacionais. Representar esse país é uma honra que está acima do sucesso esportivo”, concluiu.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA