Joel Embiid não vai aceitar perder outro MVP da NBA

Disputa deverá ser acirrada até o fim da temporada regular

Nikola Jokic Joel Embiid Fonte: Mitchell Leff / AFP

Acabou, não tem mais volta. Joel Embiid será o MVP da temporada 2022/23 da NBA. E quer saber? Ele não vai aceitar perder outro para Nikola Jokic. Que me perdoem as tais narrativas, mas ele já merecia na última campanha. Só que, para vencer três vezes consecutivas, precisa ser um jogador indiscutível na liga, um cara imbatível.

Mas não. Não estou dizendo que Embiid seja imbatível, mas Jokic também não é. Vamos buscar na história da liga e existem apenas alguns raros nomes que conseguiram o prêmio por três anos consecutivos.

Publicidade

Esse papo de narrativa precisa acabar, sinceramente. Por mais que eu goste mais de Jokic do que de Embiid, o que é apenas uma opinião particular, o camaronês merecia o do ano passado.

“Ah, mas o Denver Nuggets foi aos playoffs…”

Irmão (ou irmã), espera aí. O Sacramento Kings não ia aos playoffs há quase 20 anos e não ouvi ninguém cogitando Domantas Sabonis ou De’Aaron Fox. E eles estão colocando o Kings nas três primeiras posições do Oeste. Qual é?

Publicidade

Eu entendo. Jokic joga demais. Ele faz a diferença no Nuggets mesmo. A gente não estaria debatendo um terceiro MVP seguido se ele não fizesse. Mas o que o senhor Embiid está jogando, não tem conversa.

Há algumas semanas, eu ainda escrevia que “o virtual MVP da NBA Nikola Jokic…”, mas a coisa mudou e Joel Embiid atropelou na reta final. Aliás, ainda está.

Já são dez jogos consecutivos com, pelo menos, 30 pontos. O resultado? Oito vitórias, todas consecutivas. Além disso, o Philadelphia 76ers chegou a superar o Boston Celtics no segundo lugar do Leste. Mas com a derrota para o Chicago Bulls, após duas prorrogações, voltou para terceiro.

Publicidade

Leia mais

No momento, o Sixers tem, basicamente, a mesma campanha que o Denver Nuggets. Enquanto Philadelphia soma 48 vitórias e 23 derrotas, o Nuggets venceu 48 e perdeu 24. Ou seja, já tem uma campanha melhor que Denver.

Então, restam 11 partidas para o 76ers e dez para o Nuggets. Alguém acha que Embiid e Jokic vão deixar de jogar até o fim? Sinceramente, duvido. Virou uma disputa particular. Por outro lado, o sérvio vai querer fazer triplo-duplo atrás de triplo-duplo. E sabe de uma coisa? Ele estará certo, também.

Publicidade

Afinal, Denver tem um índice quase perfeito de vitórias quando ele atinge a marca. Se existe um “atalho” para ele ainda brigar pelo prêmio, será preciso usar o artifício. Portanto, os últimos jogos dos dois serão um aquecimento para os playoffs.

Joel Embiid quer provar que merece o MVP da NBA

O pivô já mostrou que é um dos melhores jogadores da atual NBA, mas para ser eleito o MVP, é preciso vencer e calar a boca. Sem reclamaçõe sobre não ter vencido antes. Na opinião dos votantes, isso sempre tem efeito contrário. Ser a primeira escolha de LeBron James no Draft do All-Star Game, também ajuda.

Publicidade

E o fato de ele estar ao lado de James Harden, hoje, parece irrelevante para os votantes. Afinal, Harden não foi ao All-Star Game, né? Mas ele vencer em 2022/23, não será nada além de uma premiação com um ano de atraso.

Eu tinha, inclusive, a matéria pronta para o seu MVP. Sério.

Mas foram na tal da narrativa, o que não faz o menor sentido. Eu sou velho, acompanho isso aqui há muito tempo e sempre vi o vencedor ser de um time que ficou, pelo menos, nos quatro primeiros lugares de sua conferência. Do nada, inventam uma forma de “fazer outro cara merecer mais”.

Publicidade

Ah, me poupe.

De novo, se alguém me pedir para escolher entre os dois, quem é melhor, eu vou em Jokic de olhos fechados. Na atual campanha, inclusive, eu acho que o sérvio foi melhor como um todo. Mas o papo não é por aí.

Três vezes seguidas?

Mas veja uma coisa. Quantos jogadores conseguiram três vezes MVP consecutivos?

Publicidade

Bill Russell, Wilt Chamberlain e Larry Bird.

Então, estamos falando de um grupo muito seleto. Nem Michael Jordan ou LeBron James atingiram tal marca. Jokic estava se encaminhando para isso, o que seria justo pela atual temporada. Colocar o Nuggets em primeiro do Oeste não é tarefa fácil. Mas veio uma sequência ruim da equipe e, ao mesmo tempo, uma ótima do Sixers.

Publicidade

E a própria NBA não quer muito uma hegemonia no prêmio, sabe?

Bastou LeBron vencer dois consecutivos para a liga dar um jeito de colocar Derrick Rose como o vencedor de 2010/11. Mas ali, a NBA se assegurou de preencher os critérios:

Bingo!

Publicidade

James, em outras circunstâncias, seria o MVP, pois teve uma temporada melhor que Rose. Segundo lugar no Leste? Certeza que ele seria, mas como era o terceiro consecutivo, apareceu Rose. Nos próximos dois anos, deu LeBron de novo, mas o Miami Heat só teve a melhor campanha no último.

Depois disso, mesmo fazendo números para vencer, LeBron não venceu mais. Tipo… nunca mais.

Em 2016/17, Stephen Curry poderia ter vencido pela terceira vez seguida. Tinha até números melhores do que na primeira premiação, mas aí inventaram a narrativa do tripl0-duplo de Russell Westbrook. Botaram isso na cabeça do povo, enquanto James Harden era, de fato, quem merecia mais. Mas como Curry estava ao lado de Kevin Durant, aí…

Publicidade

Jokic pode estar passando pelo mesmo processo de James e Curry.

Já vi esse filme antes

Eu me lembro bem quando David Robinson e Shaquille O’Neal disputavam a coroação de cestinha de uma temporada. No dia 24 de abril, Shaq e Robinson fariam o último jogo da fase regular da temporada 1993/94. Enquanto o então jogador do San Antonio Spurs estava em sua quinta campanha, aquela era apenas a segunda de O’Neal.

Publicidade

Os dois entraram naquele dia com a mesma média. Mas no desempate, Robinson tinha 29.303, enquanto O’Neal tinha 29.3.

Então, Shaq fez 32 pontos (e pegou 22 rebotes) contra o New Jersey Nets. O pivô do Spurs anotou 71 diante do Los Angeles Clippers, terminando com 29.8.

No ano seguinte, foi a vez de O’Neal ficar com a marca de maior cestinha, com os mesmos 29.3 pontos, enquanto Robinson conquistou o MVP. E Shaq também venceu o prêmio, em 2000.

Publicidade

Portanto, tudo o que eu espero de Joel Embiid e Nikola Jokic é uma disputa similar. Menos que isso, a gente não aceita.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários