Joel Embiid pode fazer sua terceira temporada consecutiva com pelo menos 30 pontos por jogo na NBA, em 2023/24. A marca é rara na história da liga. Apenas seis jogadores conseguiram isso em todos os tempos, o que, acima de tudo, engrandece a possibilidade. O atual MVP foi um dos seis nomes que conseguiram anotar os 30 pontos de média em 2022/23. Inclusive, um recorde da liga desde a fusão com a ABA, nos anos 70.
A sequência começou durante a campanha de 2021/22. O pivô liderou o Philadelphia 76ers em meio à polêmica novela de Ben Simmons. Porém, James Harden chegou como reforço para a equipe na trade deadline. O jogo ofensivo de Embiid, ainda assim, seguiu como foco central. Por fim, 30.6 pontos por jogo na campanha. Ele foi o primeiro jogador da posição a liderar a liga no quesito, desde Shaquille O’Neal.
Na última campanha, o protagonismo do camaronês seguiu. Além disso, Joel Embiid aumentou sua marca de pontos, chegando a 33.1 por partidas na temporada 2022/23 da NBA, sendo cestinha novamente.
Os últimos três anos ficaram marcados pelas disputas pelos prêmios de jogador mais valioso da temporada com Nikola Jokic. Antes de 2020/21, por exemplo, ele só tinha feito mais do que 25 pontos por jogo em uma oportunidade. O MVP, enfim, veio na última campanha, após duas vitórias do sérvio. No entanto, é Jokic quem conseguiu ser campeão primeiro.
Leia mais!
- Três times da NBA estão entre os mais valiosos do mundo em todos os esportes
- Fiel e confiante, Joel Embiid ainda não cogitaria troca no Sixers
- Jornalista revela novas polêmicas de James Harden no Sixers
Os dois para muitos, reergueram a posição de pivô, que andou em baixa no começo da década. A revolução das bolas de três e da velocidade do jogo gerou mudanças conceituais reais na forma de se jogar como um cinco na liga. Completos e não convencionais, ambos modificaram a discussão dominando as últimas disputas para o MVP.
Agora, Embiid tenta levar esse sucesso para os playoffs. O 76ers nunca foi além da segunda rodada desde que ele chegou à equipe, mas vive uma marca histórica incômoda. O time não joga as finais de conferência desde 2000/01, quando Allen Iverson era o craque de Philadelphia. Na ocasião, a equipe foi até as finais. Entretanto, não superou o Lakers de Kobe Bryant e Shaq. Além disso, o Sixers não vence um título desde 1983.
Por fim, Embiid não superou a marca dos 25 pontos por jogo nos últimos dois playoffs. As lesões têm sido um problema constante para a estrela. Além disso, ele está lidando com uma nova novela protagonizada por um companheiro de equipe, desta vez, Harden. Uma ironia, sobretudo, curiosa, é que o armador é um dos seis atletas da NBA a ter menos 30 pontos por jogo em três temporadas seguidas.
Os seis jogadores que já alcançaram a marca são:
Wilt Chamberlain (1959/60 até 1965/66)
Oscar Robertson (1963/64 até 1966/67)
Kareem Abdul-Jabbar (1970/71 até 1972/73)
Bob McAdoo (1973/74 até 1975/76)
Michael Jordan (1986/87 até 1992/93)
James Harden (2017/18 até 2019/20)
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA
Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Threads
Guia Futebol