França e EUA iniciam ‘batalha’ por Joel Embiid pensando nas Olimpíadas

Pivô conquista cidadania dos dois países e terá que escolher um deles para atuar nos torneios FIBA

joel embiid frança eua Fonte: Jesse D. Garrabrant / AFP

A pouco menos de dois anos para as Olimpíadas de Paris 2024, um dos principais astros da NBA está movimentando os bastidores do basquete FIBA. Isso porque Joel Embiid adquiriu cidadanias que o permitem competir pelas seleções da França e dos EUA. Agora, as federações buscam recrutar o astro do Philadelphia 76ers pensando na maior competição esportiva do mundo.

Em julho, Joel Embiid se tornou cidadão da França e então, as especulações começaram pelo país europeu, antes mesmo dos EUA. No entanto, no dia 29 de setembro, o pivô conquistou a cidadania americana. Assim, a possibilidade dele se juntar aos companheiros de NBA também ganhou força.

Publicidade

O analista Marc Stein, da plataforma Substack, revelou que há um interesse real da seleção dos Estados Unidos em contar com a estrela do Sixers.

“Fontes me dizem que a USA Basketball tem interesse confirmado em recrutar Embiid para a seleção nacional. Com isso, se espera vencer a França pelo compromisso internacional do jogador”, escreveu o jornalista.

Por outro lado, o técnico da seleção francesa, Vincent Collet, revelou que alguns de seus atletas conversaram com Embiid. Mas que, no fim, a decisão será exclusivamente do jogador.

Publicidade

Leia mais!

“Agora, ele tem as duas nacionalidades e precisa escolher uma. Então, isso é uma escolha só dele. Ninguém pode fazer nada para mudar isso. Sei que Embiid se encontrou com alguns de nossos jogadores para conversar. Acho que ele deveria jogar conosco, mas veremos. Respeitaremos sua decisão seja ela qual for”, declarou o treinador à agência de notícias Associated Press.

Vale lembrar que Embiid nasceu em Camarões, mas tem, agora, as duas outras cidadanias. Além disso, sua namorada, Anne de Paula, é brasileira e seu filho nasceu nos EUA. No entanto, o atleta fez o ensino médio na Flórida e jogou basquete universitário em Kansas.

Publicidade

Aos 28 anos, Joel Embiid nunca competiu em um grande torneio internacional FIBA. Então, após tomar a decisão de qual país defenderá, o astro poderá disputar a Copa do Mundo em 2023 e as Olimpíadas em 2024. Contudo, ele acredita que ainda é cedo para tomar a decisão.

O impacto que Embiid trará para os dois torneios mencionados pode ser sem precedentes. Afinal, as seleções que ele poderá servir são duas das mais poderosas do mundo. Nas Olimpíadas de Tóquio, por exemplo, França e Estados Unidos fizeram duelos parelhos, com uma vitória para cada lado. Os europeus triunfaram na fase de grupos, mas os americanos deram o troco na final, faturando a medalha de ouro.

Publicidade

Caso escolha defender a França, Embiid se juntaria a uma poderosa equipe. Nela, aliás, há nomes conhecidos na NBA como Rudy Gobert, Evan Fournier e Nicolas Batum. Além disso, a possível primeira escolha do Draft de 2023, Victor Wembanyama, também deve aparecer nas próximas convocações.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Se inscreva, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários