O pivô Joel Embiid sempre teve um sonho de disputar as Olimpíadas por seu país, Camarões. No entanto, a seleção camaronesa jamais foi forte no cenário internacional, o que o fez optar entre outras duas nações. Apesar de ter conversas com a Federação Francesa, o jogador do Philadelphia 76ers optou por representar os Estados Unidos.
“Estou aqui há muito tempo. Nos últimos anos, toda decisão que tomei foi com base em minha família. Então, minha família, meu filho e ter a chance de representar um país como os EUA, com meu filho nascendo aqui… eu amo meu país, mas realmente queria jogar as Olimpíadas”, afirmou Joel Embiid.
Joel Embiid nasceu em Yaoundé, Camarões, em 1994. Aos 30 anos, ele está nos EUA desde os 16. Ou seja, passou pelo basquete universitário em Kansas e trilhou um caminho diferente de outros jogadores estrangeiros, que chegam prontos na NBA. Pelo contrário, Embiid até iniciou no esporte em seu país, mas logo foi descoberto em treinos de seu compatriota Luc Richard Mbah a Moute.
Então, em Montverde (na Flórida), Embiid fez seus primeiros treinos preparando uma carreira longa nos EUA. Em 2013/14, por exemplo, atuou em seu primeiro ano no basquete universitário e foi bem. No entanto, por conta de uma lesão (de várias que teve ao longo de seus anos no esporte), Embiid não atuou no ano seguinte.
Leia mais sobre Joel Embiid
- Joel Embiid comanda, 76ers supera Heat e pega Knicks nos playoffs
- O impacto impressionante de Joel Embiid no 76ers e na NBA
- “Estou feliz de não estar na disputa do MVP da NBA”, revela Joel Embiid
No Draft de 2014, o Philadelphia 76ers não teve dúvidas e o selecionou na terceira posição daquele recrutamento. Sua estreia, entretanto, só aconteceria em 2016/17, mais uma vez por conta de lesões, aos 22 anos. Ou seja, ele perdeu duas temporadas inteiras antes de finalmente pisar em uma quadra da NBA.
De fato, 2023/24 é apenas a sua oitava campanha pelo Sixers. MVP em 2022/23, ele liderava a corrida para o prêmio na atual temporada, mas sofreu uma contusão séria no joelho. Como resultado, atuou em apenas 39 partidas. O detalhe é que, desde o seu segundo ano na NBA, Joel Embiid sempre foi candidato ao prêmio máximo individual, exceto em 2019/20. Nos outros anos, ele sempre recebeu muitos votos.
Mas Joel Embiid nunca jogou pelo seu país. Apesar de em 2017 ele aparecer na lista que disputaria o AfroBasket, mas a competição aconteceria no mês de março, quando a temporada da NBA estava em vigor. Portanto, não se trata de um caso em que o jogador fez carreira na base por Camarões e, depois, resolveu mudar. Então, em 2022, ele recebeu cidadania francesa, apesar de jamais morar ali.
França ou EUA?
No mesmo ano, o pivô ganhou cidadania dos EUA e foi quando começou a pensar sobre a possibilidade de jogar pela seleção. Até então, havia conversas com a França.
Mas em outubro de 2023, Joel Embiid acertou com a USA Basketball sua participação nas Olimpíadas de 2024, o que causou revolta por parte dos franceses.
“Nós encontramos Joel Embiid com Boris Diaw em março de 2022. Mas não fomos nós que pedimos a reunião”, revelou o presidente Jean-Pierre Siutat, da Federação Francesa de Basquete. “Ele mostrou interesse em jogar pela França, então ajudamos ele a conseguir sua cidadania. Foi um pedido dele. Nunca exigimos nada dele. Só lamento que tenhamos que gastar tanto tempo e energia em um caso que nunca deveria ter sido aberto”.
Agora, com a confirmação de que vai jogar pelos Estados Unidos, o pivô tem antes o foco em atuar pelo Sixers nos playoffs. E na primeira rodada, a equipe encara o New York Knicks, já neste sábado.
Seleção dos EUA
Para a disputa das Olimpíadas, a seleção dos Estados Unidos terá 12 representantes da NBA pelo país, incluindo LeBron James, Stephen Curry, Kevin Durant e Joel Embiid. Confira:
Armadores
Stephen Curry
Tyrese Haliburton
Jrue Holiday
Devin Booker
Alas
LeBron James
Kevin Durant
Kawhi Leonard
Anthony Edwards
Jayson Tatum
Pivôs
Joel Embiid
Anthony Davis
Bam Adebayo
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA