Após muitas críticas e desconfianças, Joe Mazzulla conquistou o título da NBA pelo Boston Celtics como treinador principal. A campanha dominante da equipe teve seu símbolo na abordagem moderna do treinador, que baseou sua equipe sob um sistema coletivo, de movimentação incessante e bolas de três. Além disso, o comandante atingiu uma marca do lendário ídolo da franquia Bill Russell.
Essa história começa em 1966, quando o técnico Red Auerbach estava se aposentando. A procura por um sucessor teve vários concorrentes, entre eles assistentes técnicos, e até os jogadores Bob Cousy e Tom Heinsohn, que recusaram a proposta. No entanto, o grande pupilo de Auerbach, e principal nome da dinastia celta nos anos 1960, aceitou. A partir de 1966/67, Russell se tornou uma espécie de jogador-treinador de Boston.
Apesar da sequência de oito títulos seguidos ter acabado nessa campanha, Russell seria bicampeão na função em históricas finais contra o Los Angeles Lakers em 1968 e 1969. Ele tinha 34 anos quando venceu a primeira final como técnico.
Desde então, nenhum treinador tão jovem havia chegado ao título da NBA até a última segunda-feira (17). Aos 35 anos, Joe Mazzulla venceu o título de 2023/24 pelo mesmo Boston Celtics. Assim, se tornando a mais jovem pessoa na função a conseguir o feito desde o trabalho do maior ídolo da história da franquia, há mais de 56 anos.
Uma conquista e marca histórica para alguém, que assim como Russell, foi campeão da NBA em sua segunda temporada no posto de treinador principal.
Leia mais sobre o Celtics!
- Após 16 anos, Boston Celtics bate Dallas Mavericks e é campeão da NBA
- Jaylen Brown é eleito MVP das fina
- Kyrie Irving enaltece defesa do Celtics nas finais da NBA
Na entrevista coletiva após o jogo cinco contra o Dallas Mavericks que o coroou campeão, Mazzulla pregou reconhecimento a outras pessoas que são menos faladas e até as que não estão mais na franquia atualmente.
“Tem muita gente importante para a história que concluímos hoje. Então, não podemos perder de vista aqueles que vieram antes de nós. Esse título foi ganho por nós que estamos aqui. Mas vem em construção há muito tempo, e por mais gente. Então, quero ter certeza de que todos os que passaram por aqui, os que trabalham e não são reconhecidos, que essas pessoas tenham importância”, ressaltou.
O técnico também afirmou que o momento mais difícil para Boston acaba de começar com o título da NBA, mas garantiu que está com “fome” para vencer mais vezes.
“Sendo sincero, vamos receber muitos elogios agora. Por outro lado, também sabemos o que é receber muitas críticas. Eu me lembro da última temporada. Então, vamos ter que saber lidar com isso. Eu sempre disse aos jogadores, os elogios e as críticas são igualmente perigosos. Você precisa saber lidar com essas coisas. Não é tão fácil. Vamos continuar o trabalho. Mas o mais importante é garantir que os elogios sejam bons, mas que não afetem nosso trabalho no ano que vem”, explicou.
“Mas é claro, o sentimento é maravilhoso. Ganhamos o título. Eu passei o ano todo olhando para o espaço vazio que existia para o 18° banner. Vamos conseguir preenche-lo. E caras, tem espaço para mais lá”, concluiu Mazzulla.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA