O pivô Joakim Noah (foto), do Chicago Bulls, não vai ficar parado durante os primeiros meses de lockout na NBA. De acordo com o repórter Nick Friedell, da ESPN americana, o jogador vai defender a França na disputa do Campeonato Europeu de seleções, que será realizado entre os dias 31 de agosto e 18 de setembro, na Lituânia.
O pivô, que é filho do famoso tenista francês Yannick Noah, tem dupla cidadania. Nascido em New York City, Noah conseguiu a cidadania francesa em abril de 2007. Vale dizer que o jogador, de 26 anos, fala francês com fluência.
Noah vai tentar ajudar a seleção francesa a se classificar para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, já que o Campeonato Europeu de seleções dá duas vagas diretas para a competição. A França não disputa as Olimpíadas desde 2000, em Sidney, na Austrália. Naquela oportunidade, o selecionado francês perdeu a final olímpica para os Estados Unidos.
Além de Noah, a França deverá contar com a presença de outros cinco jogadores que atuam na NBA: o armador Tony Parker, do San Antonio Spurs; os alas Mickael Pietrus, do Phoenix Suns, e Nicolas Batum, do Portland Trail Blazers; o ala-pivô Boris Diaw, do Charlotte Bobcats; e o pivô Ronny Turiaf, do New York Knicks.