O anúncio da aposentadoria de Tracy McGrady da NBA causou comoção entre jogadores, técnicos e analistas da liga nos últimos dias. Embora o ala-armador ainda planeje atuar no basquete chinês, o clima de despedida é inegável no tom das homenagens ao atleta de 34 anos nos EUA. Para muitos, esse foi o adeus de um dos talentos mais singulares já vistos em quadras norte-americanas.
Por meio do twitter, dezenas de jogadores – do veterano Damien Wilkins ao garoto Maurice Harkless – deixaram seus elogios e congratulações ao popular “T-Mac”. Entre tantas figuras conhecidas, um astro e constante adversário se destacou, deixando algumas das palavras mais entusiasmadas sobre o veterano.
“Parabéns a Tracy por sua incrível carreira na NBA. Ele foi um dos melhores que já jogaram, sem dúvidas merece entrar no Hall da Fama. Um dos três jogadores mais difíceis que tive de marcar”, afirmou o ala Paul Pierce, que enfrentou o ala-armador em várias oportunidades quando atuava pelo Boston Celtics.
A empolgação com McGrady passou longe de ser exclusividade de Pierce. O ex-treinador e agora comentarista de televisão Jeff Van Gundy comandou o astro no Houston Rockets, de 2004 a 2007, e guarda ótimas lembranças. Naqueles três anos, ele acredita ter tido o privilégio de trabalhar com um dos melhores jogadores que já pisaram em uma quadra de basquete.
“As pessoas vão ficar se focando em seus fracassos nos playoffs e falar que Tracy não foi um vencedor, mas sucesso em pós-temporada é muito baseado em quem está ao seu lado, quem está do outro lado e quem está mais saudável. A verdade é que eu desafio alguém que jogou ou treinou com ou contra Tracy no auge a dizer que ele não era um dos melhores da história”, cravou Van Gundy, vice-campeão da liga em 1999.
Veterano de 16 temporadas na NBA, McGrady acumula sete convocações para o Jogo das Estrelas e sete seleções para um dos times ideais da liga. Em 938 partidas disputadas no basquete profissional norte-americano, o astro obteve médias de 19.6 pontos, 5.6 rebotes, 4.4 assistências e 1.2 roubo de bola.