De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, Jeff Van Gundy será assistente técnico do Los Angeles Clippers. Após o título do Boston Celtics, onde era consultor sênior da comissão técnica de Joe Mazzulla, o ex-treinador da NBA acertou com o time da Califórnia. Assim, será o principal assistente na comissão de Tyronn Lue.
O acordo de Jeff Van Gundy com o Clippers surpreende toda a NBA. Afinal, no início de junho, rumores indicavam que ele ganharam uma promoção no Celtics. Nas última temporadas, a convite de Brad Stevens, o ex-técnico auxiliava Mazulla nos treinos e conversas. No entanto, a saída de Charles Lee, membro da comissão celta, abriu uma vaga no staff técnico de Boston.
O relacionamento com Lue, contudo, convenceu Van Gundy de mudar para Los Angeles. Portanto, a partir da temporada 2024/25, o experiente técnico ajudará a franquia na busca por um campeonato da NBA.
O acerto também representa a volta de Van Gundy à beira das quadras. Isso porque, após sua saída do Houston Rockets, ele passou 16 anos como comentarista da ESPN. No período, inclusive, diversas franquias tentaram a contratação do treinador, mas não conseguiram.
O veterano não exerce um cargo tão grande na NBA há muitos anos. Após assumir o New York Knicks no meio dos anos 1990 e passar sete anos com a equipe, Van Gundy assumiu o Houston Rockets. No Texas, trabalhou de 2003/04 até 2006/07, entre campanhas decepcionantes, muitas lesões e pouco sucesso nos playoffs. Depois disso, foi trabalhar na televisão e não assumiu mais cargos técnicos na liga.
Leia mais sobre o Clippers!
- Paul George e Clippers estariam em direções opostas para 2024/25
- Paul George revela desejo de aposentar camisa no Pacers e Clippers
- Rumores da NBA: DeMar DeRozan pode ser “plano B” do Clippers
No entanto, além do trabalho no Celtics como consultor, ele também participava da seleção dos Estados Unidos. Em jogos fora das principais competições, como Olimpíadas ou Copa do Mundo, Van Gundy geralmente assumia o lugar de Gregg Popovich como técnico principal entre 2017 e 2019.
O Los Angeles Clippers acertou uma extensão de contrato com Tyronn Lue. De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, o acordo é de US$70 milhões por cinco anos. Com a renovação milionária, o treinador passa a ser o quarto mais bem pago da NBA, atrás de Steve Kerr, Gregg Popovich e Erik Spoelstra.
Extensão com Lue
A contratação de Van Gundy é o primeiro movimento do Clippers desde a renovação de Tyronn Lue. O treinador, que está desde 2020/21 no comando da equipe, assinou um acordo de US$ 70 milhões por cinco anos, de acordo com Shams Charania, do The Athletic. Com a extensão milionária, o treinador passa a ser o quarto mais bem pago da NBA, atrás de Steve Kerr, Gregg Popovich e Erik Spoelstra.
Antes da extensão, Tyronn Lue tinha contrato com o Clippers até o final da temporada 2025/26. No entanto, o interesse de outras equipes, como o Los Angeles Lakers, acelerou o processo de renovação. Lue, inclusive, já sinalizava desde a eliminação nos playoffs que queria seguir na Califórnia.
“Eu não vim aqui para ficar pulando de um lado para o outro. Eu adoraria ficar aqui por um longo prazo”, afirmou Lue.
O técnico chegou ao Clippers na temporada 2020/21, como substituto de Doc Rivers. Desde então, conseguiu um recorde de 184 vitórias e 134 derrotas, além de três aparições à pós-temporada. A melhor campanha, aliás, aconteceu no primeiro ano a franquia chegou às finais da Conferência Oeste.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA