Nem mesmo a falta de armadores no elenco e a lesão do calouro Trey Burke ajudaram Scott Machado a garantir uma vaga no time do Utah Jazz. O atleta anglo-brasileiro foi dispensado pela franquia neste sábado, junto com outros quatro jogadores convidados para o período de pré-temporada (Lester Hudson, Justin Holiday, Dominic McGuire e Brian Cook). O time ainda aproveitou a oportunidade para oficializar a recontratação do veterano Jamaal Tinsley, de 35 anos.
Machado havia sido contratado pelo Jazz no fim de setembro, depois de ter sido dispensado pelo Golden State Warriors, com um contrato não garantido. O ex-jogador da Universidade IONA parecia ter chances consideráveis de conseguir uma vaga no elenco efetivo, uma vez que a franquia tinha três vagas ainda abertas no grupo e somente dois armadores de ofício (Burke e John Lucas III). As atuações apagadas no período de preparação, porém, não convenceram os dirigentes de Salt Lake City.
Com o desfalque de Burke, que seria o titular da equipe, o Jazz preferiu ir atrás de um veterano testado para completar a rotação da posição um e atuar de imediato. Tinsley disputou a última temporada pela franquia e o fato de já conhecer o time pesou em favor de sua recontratação. “Nós amamos Jamaal. Ele está aqui há algum tempo e conhece nosso esquema de jogo”, explicou, resumidamente, o técnico Tyrone Corbin.
Após não ser escolhido no draft do ano passado, Machado teve passagens por Warriors e Houston Rockets na campanha 2012-13. No entanto, ele jogou a maior parte do ano na D-League, atuando por Rio Grande Valley Vipers e Santa Cruz Warriors. Em 28 jogos disputados na liga de desenvolvimento, o anglo-brasileiro acumulou médias de 8.9 pontos e 5.1 assistências em 24.0 minutos de ação por confronto.