Se tem uma coisa que você não faz na NBA é cutucar um astro. Nos playoffs de 2022/23, Grant Williams provocou Jimmy Butler, enquanto Jaylen Brown fez o mesmo com Stephen Curry. Resultado: o Boston Celtics perdeu as duas.
No jogo de terça-feira, o Celtics liderava por 83 a 70, quando Brown fez cesta e sofreu falta de Curry. Então, o ala de Boston provocou o quatro vezes campeão com o famoso “too small“. Ou seja, baixo demais. Naquele momento, mesmo jogando fora de casa, o time de Massachusetts liderava por 13, enquanto o melhor jogador oponente tinha cinco faltas. E faltavam seis minutos para o fim do terceiro quarto.
Então, é claro que tudo levava a crer que o Celtics venceria o Warriors. A vantagem chegou a ser de 17 pontos e era natural que Boston saísse com a vitória. Afinal, ali era o confronto do líder do Leste contra o 11° do Oeste. Ou seja, Golden State nem na zona de play-in está no momento.
E por tudo o que o Warriors sofreu na atual temporada, havia um favorito claro até aquele momento.
Mas você não provoca caras como Butler e Curry. De jeito nenhum. Não importa o placar, você precisa respeitar o adversário. Mas a soberba, às vezes, é maior.
No quarto período, o Celtics ainda vencia por duas ou três posses de bola, enquanto Curry iniciava seus trabalhos. Jaylen Brown imitou Grant Williams e sabia que deveria fazer, no mínimo, a parte dele.
Bem…
Curry terminou o último quarto com 13 pontos e quatro assistências, enquanto Brown fez dois, em lances livres.
Quando o placar estava em 121 a 121, Boston teve quatro chances de pontuar, sempre pegando rebotes ofensivos e mesmo assim não fez.
Prorrogação!
Leia mais
- Stephen Curry brilha e Warriors vira contra o Celtics na prorrogação
- NBA deve liberar Draymond Green para treinar com Warriors durante suspensão
- Boletim de rumores da NBA (20/12/2023)
Nos últimos cinco minutos de jogo, Curry adicionou mais sete pontos para o Warriors garantir a vitória sobre o Celtics.
A lição é muito simples: você não provoca um astro. Especialmente se ele for um cara tipo Stephen Curry. Não dá. É pedir para perder, mas Jaylen Brown e Grant Williams só conseguiram a antipatia de duas torcidas com isso. Primeiro, a do adversário. Depois, a própria.
Então, quando o seu time estiver vencendo por larga vantagem, torça sempre para que nenhum jogador seja soberbo. A atual temporada já mostrou várias viradas em que equipes lideravam por 20 pontos ou mais e perderam.
Só na rodada de terça-feira, por exemplo, isso aconteceu entre New Orleans Pelicans e Memphis Grizzlies. O Pelicans liderava por 24, mas sofreu a virada na volta de Ja Morant às quadras.
Portanto, mesmo que a vantagem seja grande, estamos falando de NBA, dos melhores jogadores de basquete. Eles são bons o suficiente para estarem ali e se você provoca um cara do tamanho de Curry, é pedir para perder.
E foi o que aconteceu.
Jaylen Brown faz uma ótima temporada, assim como o Boston Celtics. Mas achar que é o melhor só por estar em primeiro com um terço de temporada, é preciso parar e repensar tudo.
Provocações
Nos playoffs, antes de Grant Williams provocar Jimmy Butler, teve um outro caso bastante famoso. Afinal, quem não se lembra de Dillon Brooks tentando tirar LeBron James do sério? Como resultado, o Los Angeles Lakers eliminou o Memphis Grizzlies e o time não renovou o contrato do jogador.
Mas elas até fazem parte do jogo. Kevin Garnett, por exemplo, ganhou um título pelo mesmo Celtics provocando adversários todos os jogos. Kobe Bryant fez a mesma coisa no Lakers. Mas qual a diferença?
Bem, é só olhar o tamanho deles na história da NBA. Começa por aí.
A não ser que seja um troll, como Patrick Beverley, o cara precisa saber seu tamanho.
Draymond Green, que encarnou um personagem provocador, o faz por conta de quatro títulos, All-Star Game, All-NBA, prêmio de melhor defensor e tudo mais. Ele sabe que pode provocar, torrar a paciência do oponente. Só não pode bater, né?
Brown e Williams, pelo visto, não sabem.
Foi apenas um jogo de temporada regular em dezembro, mas que sirva de lição para o resto do ano.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA