Jaylen Brown e Porzingis lideram, Celtics domina Mavericks e vence o jogo 1

Jogando em casa, Boston larga na frente na decisão de 2023/24

Brown Porzingis Celtics Mavericks Fonte: Reprodução / X

Com grandes atuações de Jaylen Brown e Kristaps Porzingis, o Boston Celtics dominou o Dallas Mavericks no jogo 1 das finais da NBA. Assim, o time mandante venceu por 107 a 89 nesta quinta-feira (6). O melhor time da Conferência Leste levou um pequeno momento no começo do jogo. Outro leve susto no meio do terceiro quarto. No entanto, no fim, Boston respondeu muito bem a toda tentativa de reação do Mavs e venceu com bastante tranquilidade o primeiro duelo da decisão.

O time de melhor campanha da NBA teve grande atuação coletiva. Como resultado, está a três vitórias do 18° título de sua história. Não foi uma noite brilhante de Jayson Tatum, mas os seis principais jogadores da equipe passaram dos dez pontos. Além disso, sete deles converteram ao menos duas bolas de três.

Por outro lado, Luka Doncic foi o grande protagonista de Dallas. Entretanto, teve uma atuação solitária no primeiro embate da decisão. O astro certou quatro bolas triplas e terminou com 30 pontos. O resto do time converteu três bolas de três e não teve um único jogador com pelo menos 15 pontos além dele. Ao todo, foram ove assistências, sendo uma do esloveno.

Publicidade

O jogo 2 é no próximo domingo (9), em Boston. O Celtics de Brown e Porzingis buscará o 2 a 0, enquanto o Mavericks tentará igualar o confronto.

Primeiro tempo

Massacre. A palavra perfeita para um primeiro tempo de domínio do Boston Celtics no TD Garden. Dallas até conseguiu forçar algum equilíbrio nos primeiros minutos, chegando a ter uma liderança de 15 a 14 na metade do primeiro período. O Mavericks tinha algum sucesso, lotando o garrafão e forçando Boston a tentar passes difíceis para criar chutes de perímetro. Jayson Tatum teve dois erros de ataque rápidos.

Publicidade

Mas tudo mudou quando Kristaps Porzingis colocou seus pés em quadra. Voltando após uma longa ausência, desde o Jogo 4 da primeira rodada do Leste contra o Miami Heat, ele marcou 11 pontos e deu três tocos nos seus primeiros sete minutos em quadra. A sequência, acima de tudo, mudou o jogo.

O começo de uma corrida de 44 a 16 para o Celtics, que durou até o final do segundo quarto. O Mavs derreteu no ataque, cometeu erros e não conseguiu acertar arremessos. O mais importante, aliás: não conseguiu parar Porzingis.

As bolas de três começaram a cair sem parar. A produção de Jaylen Brown e Jayson Tatum batendo pra dentro do garrafão também foi significativa. A partida, então, começou a ser de um time só: o Celtics.

Publicidade

Nenhum time na história da NBA terminou um primeiro quarto de jogo de final com pelo menos 17 pontos de vantagem. Da mesma forma, foi o segundo time a marcar pelo menos 37 pontos em um primeiro período.

O Mavericks, por outro lado, pouco produziu além de Luka Doncic, que também esteve muito bem marcado Mesmo assim o astro marcou 17 pontos no primeiro tempo. Porém, com apenas uma assistência. Kyrie Irving esteve muito apagado. Assim, Boston dominou e foi para o intervalo vencendo por 63 a 44.

Publicidade

Leia mais sobre a final da NBA!

Segundo tempo

Dallas começou muito bem no segundo tempo, aproveitando o rival mais “relaxado”. Foram três erros de ataque de Tatum em um intervalo de sete minutos. A vantagem, que chegou a ser de 29 pontos no primeiro tempo, caiu rapidamente para apenas oito. O time texano se pôs no jogo.

Entretanto, um pedido de tempo de Joe Mazzulla recolocou as coisas nos eixos. O dono da casa teve uma corrida de 14 a 2, com uma chuva de infiltrações seguidas de passes pra fora. Tudo isso, então, gerava vários arremessos livres do perímetro que foram muito bem aproveitados naquele momento. Ao fim do terceiro período, Boston tinha 20 pontos de vantagem.

Publicidade

Se foi Porzingis quem brilhou na corrida que aumentou a vantagem do primeiro tempo, dessa vez foi Brown quem comandou as ações para garantir a vitória do Celtics sobre o Mavericks. Uma sequência de posses defensivas incríveis, incluindo dois tocos.

Com Kyrie Irving abaixo, Dallas não teve mais forças para reagir. Há cinco minutos do fim da partida, os titulares saíram da quadra para não voltar mais.

(0) Dallas Mavericks 89 x 107 Boston Celtics (1)

Dallas

Publicidade

Jogador PTS REB AST STL BLK
Luka Doncic 30 10 1 2 0
PJ Washington 14 8 1 0 0
Jaden Hardy 13 3 1 0 0
Kyrie Irving 12 3 2 2 0
Daniel Gafford 8 3 1 1 0

Três pontos: 7-27; Doncic: 4-12

Boston

Jogador PTS REB AST STL BLK
Jaylen Brown 22 6 2 3 3
Kristaps Porzingis 20 6 0 0 3
Jayson Tatum 16 11 5 0 1
Derrick White 15 2 5 1 0
Jrue Holiday 12 8 5 1 0

Três pontos: 16-42; Tatum: 3-7

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários