Jaylen Brown foi eleito o MVP das finais da NBA em 2024. O astro recebeu o troféu Bill Russell após o Boston Celtics conquistar seu 18º título, ao bater o Dallas Mavericks, por 4 a 1, nesta segunda-feira (18). Ao longo da série decisiva, ele registrou médias de 20.8 pontos, 5.4 rebotes e cinco assistências.
Para conquistar o MVP das finais, Jaylen Brown desbancou o companheiro Jayson Tatum. O camisa 0 teve médias superiores na série e foi o nome do Jogo 5, com 31 pontos, 11 assistências e oito rebotes. No entanto, Brown se destacou além dos números, sendo o responsável por defender Luka Doncic, além de acertar o arremesso que coroou a vitória no Jogo 3 e praticamente garantiu o título.
Após a conquista do prêmio, Brown compartilhou o prêmio com seus companheiros, em especial Tatum.
“Eu divido esse prêmio com meus irmãos, com meu parceiro no crime, Jayson Tatum, que esteve ao meu lado esse tempo todo. Eu divido com vocês”, disse.
Brown, aliás, é também o grande nome do Celtics na campanha ao título. Isso porque, foi eleito o MVP das finais da Conferência Leste. Com médias de 29.8 pontos, cinco rebotes e 52% de aproveitamento nos arremessos gerais, o ala foi o principal jogador na varrida contra o Indiana Pacers.
Reparação
As conquistas representam uma reparação para Brown em Boston. Afinal, nas finais do Leste de 2023, o astro passou por um dos seus piores momentos com a camisa celta. Contra o Miami Heat, ele acertou apenas 16.3% dos arremessos do perímetro, enquanto que registrou média de 19 pontos.
A performance nas finais do Leste serve ainda como resposta à sua ausência nas seleções da temporada 2023-24. Mesmo com médias de 23 pontos e 5.5 rebotes, o ala do Celtics não apareceu em nenhum dos três grupos. No entanto, ainda durante a série contra o Pacers, ele minimizou a falta do seu nome nas seleções.
Leia mais sobre Jaylen Brown!
- De contrato absurdo a candidato a MVP: Jaylen Brown brilha
- “Jaylen Brown é o melhor jogador do Celtics”, crava técnico do Mavericks
- Jaylen Brown é eleito MVP das finais da Conferência Leste
“Eu não diria que isso foi uma motivação para mim. Afinal, nós estamos a duas vitórias de uma final da NBA. Para ser bem sincero, então, não tenho tempo para me importar com esse tipo de coisa. Não estou nem aí para isso”, disparou uma das referências de Boston.
Contrato recorde
Por fim, a conquista do MVP das finais cala as críticas em torno de seu contrato. A partir de 2024/25, Brown passa a receber um dos maiores contratos na história da NBA, acordado em US$304 milhões durante cinco anos.
Até antes desta pós-temporada, eram muitos os que tiravam o mérito do astro no acordo. Em alguns casos, argumentavam que ele sequer era o principal jogador do Celtics. E que, além disso, sumia nos momentos decisivos pela franquia.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Além disso, quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA