James Harden no Clippers é sinônimo de derrota

Time não funciona com astro em quadra e acumula resultados ruins

James Harden Clippers derrota Fonte: Adam Pantozzi / AFP

O Los Angeles Clippers se preparou para fazer a temporada 2023/24 da NBA pensando em título. No entanto, a troca que o Clippers fez por James Harden tem sido sinônimo de derrota. A equipe vinha com três vitórias em quatro jogos, mas nada deu mais certo desde então. Foi justamente ali que saiu a negociação para ter o astro, que chegou do Philadelphia 76ers. Agora, o time continua com aqueles três triunfos, mas já soma seis derrotas.

Claro que existem algumas situações, como um início de trabalho com um jogador que demanda muito a bola, mas ficou estranho. Tudo o que o Clippers treinou antes, com pré-temporada e tudo, foi por água abaixo.

Publicidade

Vamos ser justos. O Clippers perdeu cinco consecutivas desde o anúncio, mas quatro em que James Harden atuou para dar um novo significado para a palavra derrota. E na noite de domingo, veio outra. Mas não para qualquer um. Foi para o Memphis Grizzlies, em casa.

O Grizzlies está tão mal, por causa da suspensão de Ja Morant e a lesão de Steven Adams, que tinha uma vitória em nove jogos antes de enfrentar o Clippers. Mas mesmo assim, o time do Tennessee venceu.

E o jogo foi basicamente assim: enquanto James Harden estava em quadra, o Clippers abraçou a derrota. Ele estava tão mal ao fim do terceiro quarto, que o técnico Tyronn Lue o retirou de quadra.

Publicidade

Leia mais sobre James Harden

Adivinha o que aconteceu?

O Clippers reagiu, após estar perdendo por 79 a 64. Naquele momento, Harden tinha um +/- de -25. Russell Westbrook entrou em seu lugar e a diferença desapareceu. Aliás, a equipe de Los Angeles chegou a estar na frente por 95 a 93, quando restavam cerca de três minutos para o fim.

Publicidade

Então, os times trocaram a liderança algumas vezes até que James Harden retornou à quadra no lugar de Westbrook.

Ele até fez cesta de três, que empatou o jogo em 98, mas o destino já estava traçado: o Clippers ia perder o jogo. Harden ainda teve a chance de empatar quando restavam 37 segundos, mas “conquistou” um belo air ball do canto da quadra.

Publicidade

Não só por sua culpa, pois Lue resolveu jogar com formação baixa. Enquanto isso, o veterano Bismack Biyombo cansou de pegar rebotes ofensivos (quatro dos 12). E o Clippers via o Grizzlies pontuar em segundas chances: 21 a 13. E assim, Memphis também levou vantagem nos pontos dentro do garrafão: 48 a 34.

Então, sim. Lue poderia utilizar Ivica Zubac (três faltas, 23 minutos) em momentos que Biyombo acabava com o jogo.

Tudo bem que o Clippers reagiu com uma formação baixa, mas a derrota também passou pelo treinador.

“Muito educado”

Apesar de o Clippers sofrer a quarta derrota desde que James Harden começou a jogar pela equipe, Tyronn Lue acha que o jogador está “muito educado”. Após a partida, Lue falou que Harden precisa ser mais agressivo. Afinal, ele terminou com 11 pontos e três assistências, mas foram apenas 12 arremessos (quinta maior marca do time no jogo). Além disso, o jogador só teve dois lances livres.

Publicidade

Então, tudo pode ter a ver com a adaptação do atleta. Claro. Mas está muito ruim.

James Harden terminou a partida com o +/- de -28, enquanto Russell Westbrook teve +10. O primeiro atuou por 28 minutos e Westbrook, 30. Mas todas as vezes em que o Clippers reagiu na partida, era porque Harden estava no banco. Invariavelmente.

Eventualmente, a situação vai mudar para a equipe de Los Angeles, mas não está funcionando. E a base que conseguiu virar o jogo contra o Grizzlies é a mesma que Lue treinou antes do início da temporada. Ou seja, ao longo de uma longa campanha, é possível que mude. O treinador só não terá tanto tempo assim, pois existem viagens, descansos e os jogos.

Publicidade

Toques na bola

Antes da derrota para o Grizzlies, o Clippers já vinha mudando seu estilo de jogo por causa de James Harden. Enquanto Kawhi Leonard, Russell Westbrook e Paul George eram os que mais tocavam na bola, a situação mudou desde então.

Westbrook tocava cerca de 66.3 vezes na bola e o Clippers tinha três vitórias e uma derrota. Desde que Harden começou a jogar, são 47.5. Leonard (56.5) caiu para 43.5, enquanto George (61.8) foi para 52.0. Harden chegou e foi para 58.0.

Mas o problema nem é tanto a distribuição. É normal que aconteça uma “divisão do bolo” (ou da bola, como queira).

Publicidade

A questão é que Harden monopoliza muito as jogadas, vai para “iso” em inúmeras posses. E tem um detalhe importante: ele nem começou a fazer isso. Desde que chegou, James Harden procura se livrar rápido da bola. Talvez, aí esteja a maior crítica de Lue sobre o seu “excesso de educação”.

Mudança de chave

De novo, a situação deve mudar em algum momento da temporada. O Los Angeles Clippers precisa de se acostumar a jogar com James Harden e acabar com a mentalidade de derrota. São quatro jogadores que somam 32 convocações para o All-Star Game e todos já fizeram, pelo menos 27 pontos de média em uma temporada. Ou seja, estamos falando de atletas com muito talento e que podem se entender em breve.

Publicidade

O problema é que não é bom, não é bonito e o ataque é totalmente travado. Tem como funcionar e Lue é um dos melhores técnicos da liga. Então, tudo pode acontecer com o tempo.

No entanto, o próximo compromisso de Harden e o Clippers é na terça-feira, contra o Denver Nuggets, os atuais campeões.

Enquanto isso, o Sixers vai bem, obrigado.

Publicidade

Boa sorte.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários