James Harden no Clippers é sinônimo de derrota

Time não funciona com astro em quadra e acumula resultados ruins

James Harden Clippers derrota Fonte: Adam Pantozzi / AFP

O Los Angeles Clippers se preparou para fazer a temporada 2023/24 da NBA pensando em título. No entanto, a troca que o Clippers fez por James Harden tem sido sinônimo de derrota. A equipe vinha com três vitórias em quatro jogos, mas nada deu mais certo desde então. Foi justamente ali que saiu a negociação para ter o astro, que chegou do Philadelphia 76ers. Agora, o time continua com aqueles três triunfos, mas já soma seis derrotas.

Continua após a publicidade

Claro que existem algumas situações, como um início de trabalho com um jogador que demanda muito a bola, mas ficou estranho. Tudo o que o Clippers treinou antes, com pré-temporada e tudo, foi por água abaixo.

Vamos ser justos. O Clippers perdeu cinco consecutivas desde o anúncio, mas quatro em que James Harden atuou para dar um novo significado para a palavra derrota. E na noite de domingo, veio outra. Mas não para qualquer um. Foi para o Memphis Grizzlies, em casa.

Continua após a publicidade

O Grizzlies está tão mal, por causa da suspensão de Ja Morant e a lesão de Steven Adams, que tinha uma vitória em nove jogos antes de enfrentar o Clippers. Mas mesmo assim, o time do Tennessee venceu.

E o jogo foi basicamente assim: enquanto James Harden estava em quadra, o Clippers abraçou a derrota. Ele estava tão mal ao fim do terceiro quarto, que o técnico Tyronn Lue o retirou de quadra.

Leia mais sobre James Harden

Adivinha o que aconteceu?

Continua após a publicidade

O Clippers reagiu, após estar perdendo por 79 a 64. Naquele momento, Harden tinha um +/- de -25. Russell Westbrook entrou em seu lugar e a diferença desapareceu. Aliás, a equipe de Los Angeles chegou a estar na frente por 95 a 93, quando restavam cerca de três minutos para o fim.

Então, os times trocaram a liderança algumas vezes até que James Harden retornou à quadra no lugar de Westbrook.

Ele até fez cesta de três, que empatou o jogo em 98, mas o destino já estava traçado: o Clippers ia perder o jogo. Harden ainda teve a chance de empatar quando restavam 37 segundos, mas “conquistou” um belo air ball do canto da quadra.

Continua após a publicidade

Não só por sua culpa, pois Lue resolveu jogar com formação baixa. Enquanto isso, o veterano Bismack Biyombo cansou de pegar rebotes ofensivos (quatro dos 12). E o Clippers via o Grizzlies pontuar em segundas chances: 21 a 13. E assim, Memphis também levou vantagem nos pontos dentro do garrafão: 48 a 34.

Então, sim. Lue poderia utilizar Ivica Zubac (três faltas, 23 minutos) em momentos que Biyombo acabava com o jogo.

Tudo bem que o Clippers reagiu com uma formação baixa, mas a derrota também passou pelo treinador.

“Muito educado”

Apesar de o Clippers sofrer a quarta derrota desde que James Harden começou a jogar pela equipe, Tyronn Lue acha que o jogador está “muito educado”. Após a partida, Lue falou que Harden precisa ser mais agressivo. Afinal, ele terminou com 11 pontos e três assistências, mas foram apenas 12 arremessos (quinta maior marca do time no jogo). Além disso, o jogador só teve dois lances livres.

Continua após a publicidade

Então, tudo pode ter a ver com a adaptação do atleta. Claro. Mas está muito ruim.

James Harden terminou a partida com o +/- de -28, enquanto Russell Westbrook teve +10. O primeiro atuou por 28 minutos e Westbrook, 30. Mas todas as vezes em que o Clippers reagiu na partida, era porque Harden estava no banco. Invariavelmente.

Eventualmente, a situação vai mudar para a equipe de Los Angeles, mas não está funcionando. E a base que conseguiu virar o jogo contra o Grizzlies é a mesma que Lue treinou antes do início da temporada. Ou seja, ao longo de uma longa campanha, é possível que mude. O treinador só não terá tanto tempo assim, pois existem viagens, descansos e os jogos.

Continua após a publicidade

Toques na bola

Antes da derrota para o Grizzlies, o Clippers já vinha mudando seu estilo de jogo por causa de James Harden. Enquanto Kawhi Leonard, Russell Westbrook e Paul George eram os que mais tocavam na bola, a situação mudou desde então.

Westbrook tocava cerca de 66.3 vezes na bola e o Clippers tinha três vitórias e uma derrota. Desde que Harden começou a jogar, são 47.5. Leonard (56.5) caiu para 43.5, enquanto George (61.8) foi para 52.0. Harden chegou e foi para 58.0.

Mas o problema nem é tanto a distribuição. É normal que aconteça uma “divisão do bolo” (ou da bola, como queira).

Continua após a publicidade

A questão é que Harden monopoliza muito as jogadas, vai para “iso” em inúmeras posses. E tem um detalhe importante: ele nem começou a fazer isso. Desde que chegou, James Harden procura se livrar rápido da bola. Talvez, aí esteja a maior crítica de Lue sobre o seu “excesso de educação”.

Mudança de chave

De novo, a situação deve mudar em algum momento da temporada. O Los Angeles Clippers precisa de se acostumar a jogar com James Harden e acabar com a mentalidade de derrota. São quatro jogadores que somam 32 convocações para o All-Star Game e todos já fizeram, pelo menos 27 pontos de média em uma temporada. Ou seja, estamos falando de atletas com muito talento e que podem se entender em breve.

Continua após a publicidade

O problema é que não é bom, não é bonito e o ataque é totalmente travado. Tem como funcionar e Lue é um dos melhores técnicos da liga. Então, tudo pode acontecer com o tempo.

No entanto, o próximo compromisso de Harden e o Clippers é na terça-feira, contra o Denver Nuggets, os atuais campeões.

Enquanto isso, o Sixers vai bem, obrigado.

Continua após a publicidade

Boa sorte.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Continua após a publicidade

E quer saber tudo o que acontece na melhor liga de basquete do mundo? Portanto, ative as notificações no canto direito de sua tela e não perca nada.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Últimas Notícias

Comentários