A novela envolvendo o futuro de James Harden ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (8). De acordo com os repórteres Adrian Wojnarowski e Tim MacMahon, da ESPN, o astro do Houston Rockets comunicou à direção da franquia que está aberto a uma troca com o Philadelphia 76ers ou algum outro contender.
Vale lembrar que, no mês passado, Harden pediu ao Rockets para ser trocado para o Brooklyn Nets, onde se juntaria às estrelas Kevin Durant e Kyrie Irving e formaria um supertime. Depois que ficou claro que não havia tração nas negociações com o Nets, Harden expressou que estaria de acordo se uma troca com o Sixers se materializasse.
O detalhe é que o novo presidente do Sixers, Daryl Morey, que foi gerente-geral do Rockets nos últimos 13 anos, já avisou que não pretende incluir nenhum dos astros do time – Ben Simmons e Joel Embiid – em uma eventual negociação por Harden.
Segundo a ESPN, as equipes estão relutantes em desistir dos ativos necessários para obter um jogador do calibre de Harden, sem a confiança de que ele estaria disposto a permanecer no novo time por um longo período. Vale lembrar que o astro de 31 anos tem um contrato garantido de US$85,5 milhões pelas próximas duas temporadas e a opção de testar o mercado em 2022.
Poucos times têm a capacidade de fornecer à franquia de Houston a combinação de ativos que ela pretende para negociar Harden: um pacote que inclua uma estrela em ascensão e escolhas de primeira rodada do Draft e/ou jovens talentosos ainda em contratos de novato. Ainda de acordo com a publicação, o Rockets tem se mantido inflexível e só vai negociar o camisa 13 por um preço justo.
A polêmica offseason de Harden
Logo após o Rockets ter sido eliminado pelo Los Angeles Lakers, em uma das semifinais da Conferência Oeste, Harden fez um desabafo na TV, dizendo que a equipe precisava contratar novos jogadores para que Russell Westbrook e ele estivessem rodeados de talento. No entanto, dias depois, ele pediu para ser negociado e uma das alegações seria a de que não gostaria de jogar mais ao lado de Westbrook, que foi trocado recentemente para o Washington Wizards.
A relação com o Rockets foi se deteriorando nas últimas semanas, já que ele sequer atendia as ligações da direção e da comissão técnica da franquia. Harden tinha até o último domingo (6) para retornar aos treinamentos em Houston, mas ainda não se reapresentou. Questionado, o técnico Stephen Silas afirmou que o astro não tem prazo para voltar e que há uma razão para ele não estar lá, mas caberia apenas ao próprio jogador dizer o motivo.
Enquanto seus companheiros de Rockets iniciaram a fase de treinamentos visando a temporada, que será aberta em duas semanas, Harden foi visto nos últimos dias na festa de aniversário de um amigo, em Atlanta, e curtindo a balada em uma boate, em Las Vegas. Fotos que circulam pelas redes sociais mostram o astro em ambientes com aglomeração, sem o uso da máscara de proteção, em meio à pandemia de Covid-19.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Youtube
Twitter
Facebook