Jalen Brunson e Ja Morant estão em momentos bem diferentes na vida e carreira. O primeiro vive a fase mais brilhante em uma carreira em ascensão, depois de virar a referência do New York Knicks. Jogou, aliás, até pela seleção dos EUA na Copa do Mundo FIBA. O segundo é um dos jovens astros mais destacados da liga, mas enfrenta uma crise de imagem.
Até poucos meses, não havia debate sobre quem era o melhor entre os armadores. Essa história, no entanto, mudou completamente. Ou, pelo menos, isso é o que acredita o comentarista Jason Timpf.
“Ja vai ser melhor do que Jalen em longo prazo, pois tem ferramentais naturais de elite. É muito rápido, explosivo, atlético. Mas essa não é a realidade no momento. Nós temos que saber separar o talento, o potencial e a teoria da prática. Ou seja, do jogador que está em quadra agora. E, nesse momento, Jalen é mais jogador. Nem acho que isso seja polêmico”, disparou o apresentador da rede Volume Sports.
Comparar Brunson e Morant, a princípio, não parece algo muito realista. Afinal, o astro do Grizzlies já participou de dois Jogos das Estrelas e apareceu em um dos times ideais da liga. E isso mesmo sendo três anos mais jovem do que o jogador nova-iorquino. Mas essa questão do currículo não é tão importante para Timpf quanto o desempenho em momentos decisivos.
“Jalen acabou a liderar a vitória do Knicks na série contra o Cavaliers nos playoffs. Um ótimo time, aliás. E, em seguida, quase forçou um sétimo jogo contra o Heat. Ja, por sua vez, passou por um Timberwolves bem mais ou menos em 2022 e foi eliminado por equipes veteranas. Eu espero que ele tenha muito sucesso na pós-temporada, mas isso ainda não aconteceu”, avaliou o analista.
Leia mais
Ja Morant é acusado de manchar imagem de jogadores da liga
Para Kendrick Perkins, Jalen Brunson já é um superastro da NBA
Suspenso, Ja Morant ressurge treino e antecipa “renascimento”
Confiabilidade
O histórico nos playoffs, realmente, sugere uma diferença pequena entre Ja Morant e Jalen Brunson. Antes de chegar ao Knicks, o veterano teve ótimas apresentações em mata-matas pelo Dallas Mavericks. Foi o que colocou-o no radar do time nova-iorquino, aliás. É uma trajetória que, para Timpf, a referência do Grizzlies ainda precisa trilhar na NBA.
“Ja ainda não teve sucesso nos playoffs porque, obviamente, ainda não é o jogador que pode. Que, certamente, vai ser um dia. Jalen, hoje, é um jogador que provou-se uma força nos playoffs. E isso é o que desequilibra a balança. Não vai ser assim para sempre, mas, por enquanto, é um fato. Como disse, para ser sincero, nem acho que seja uma polêmica”, reforçou o comentarista.
A chave para a diferença entre ambos para Timpf, dentro e fora de quadra, é uma questão de confiabilidade. Brunson é a versão madura de um jogador, enquanto Morant ainda fica muito no campo do potencial. “Jalen é um atleta consolidado e confiável para uma série de playoffs hoje. Ja, por outro lado, é um garoto com muito a crescer. Muito talento e, por isso, muito a caminhar”, concluiu.
Reconhecimento
O reconhecimento da grande temporada de Brunson, no entanto, foi muito além de Nova Iorque. Embora não tenha sido all-star ou esteja em um times ideais da NBA, não lhe faltaram elogios pelo desempenho em quadra. E não é necessário compará-lo com Morant para observar isso. O técnico do Orlando Magic, Jamahl Mosley, foi um dos vários rivais da liga a enaltecer o armador.
“Eu já conheço Jalen há anos porque treinei com o garoto quando ainda estava no colegial. Os grandes competidores já conseguiam ver que era especial. E ele é um profissional exemplar, que quer ser o primeiro cara a chegar e o último a sair dos treinos. As pessoas veem um grande jogador, mas é um apaixonado por basquete que vira um assassino quando a bola sobe”, exaltou o treinador.
Assine o canal Jumper Brasil no Youtube
Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.
Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA