A trajetória de quatro temporadas de Jabari Parker no Milwaukee Bucks chegou ao fim nesse final de semana. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, o ala fechou contrato de dois anos com o Chicago Bulls e vai receber US$40 milhões em salários. O detalhe é que o segundo ano de vínculo é uma opção do Bulls.
O acordo foi finalizado no sábado, pouco tempo depois que o Bucks retirou a oferta qualificatória que tornava Parker agente livre restrito. O agente do atleta, Mark Bartelstein, fez questão de agradecer à franquia de Milwaukee por ter facilitado a saída do jogador, já que interessava às duas partes que o vínculo não fosse renovado.
Segunda escolha do recrutamento de 2014, Parker sofreu duas graves lesões – rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, nos quatro anos em que defendeu a equipe de Wisconsin. Por isso, ele disputou somente 183 partidas em 328 possíveis (56%), com médias de 15.3 pontos, 5.5 rebotes e 2.0 assistências.
O gerente-geral do Bulls, Gar Forman, comemorou a chegada de Parker à equipe. “Jabari é um jogador de 23 anos que se encaixa naturalmente no nosso núcleo jovem, e é um pontuador comprovado no nível da NBA. Estamos ansiosos para recebê-lo de volta à sua cidade natal”, afirmou o dirigente, em um comunicado enviado à imprensa.
De acordo com Wojnarowski, a ideia do Bulls é utilizar Parker na posição 3, formando o perímetro titular com Kris Dunn e Zach LaVine, e permitindo que o finlandês Lauri Markkanen continue atuando como ala-pivô. Para as alas, o time de Chicago ainda conta com Denzel Valentine, Justin Holiday e o novato Chandler Hutchison.
Vale dizer que Parker atuou pela Simeon Career Academy, a mesma equipe de basquete colegial de Chicago que revelou o armador Derrick Rose, ídolo do Bulls e o mais jovem da história (22 anos) a receber o prêmio de MVP da liga.
Com o objetivo de abrir espaço na folha salarial para assinar com Parker, o time de Chicago dispensou o ala-armador Julyan Stone, recém-adquirido em uma troca tripla com Charlotte Hornets e Orlando Magic, e o ala alemão Paul Zipser. A franquia ainda renunciou aos direitos sobre os agentes livres David Nwaba e Noah Vonleh. Agora, o Bulls possui 13 atletas com contratos garantidos para a próxima temporada.