A genialidade do astro LeBron James nas quadras de basquete, depois de quase duas décadas atuando em alto nível na NBA, está acima de opiniões. E, para o lendário Isiah Thomas, o craque do Los Angeles Lakers atingiu níveis que já não encontra paralelos dentro do esporte. O maior atleta da história do Detroit Pistons acredita que a mente do veterano dentro das quatro linhas só pode ser comparada a um dos maiores cientistas da história da humanidade.
“Olhe os treinadores de cada lenda do basquete e você pode ver como, filosoficamente, sua grandeza foi formada. É assim com Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Michael Jordan, Larry Bird… Veja nossos técnicos na faculdade e NBA para entender a maneira como aprendemos a jogar. LeBron veio do colegial. Quem foi seu professor? Ele é um gênio. Refiro-me a ele como o Einstein do basquete”, afirmou o ex-armador, em entrevista à revista Sports Illustrated.
James caminha a passos largos para disputar a 10ª final de NBA da carreira nesse ano, após vitórias nos dois primeiros jogos da série contra o Denver Nuggets. O retrospecto é extremamente favorável: em 17 anos atuando na liga, o ala de 35 anos nunca perdeu um duelo de playoffs em que venceu as duas partidas iniciais. Thomas também tem dificuldades para enxergar vias para a virada da equipe do Colorado.
“Denver até tem talento para vencer essa série, mas possuem a inteligência dentro de quadra para competir com LeBron? Ele é inteligente demais para compreender o que você faz defensivamente e explorar as fraquezas, ainda mais com um parceiro ideal como Anthony Davis. LeBron tem grandes atributos físicos e um intelecto a frente dos demais. Isso é o que o separa dos outros”, analisou o integrante do Hall da Fama.
Thomas sempre foi um grande fã de James, mas, ao mesmo tempo, seu histórico de rivalidade com Michael Jordan sempre fez com que essa reverência fosse “misturada” com uma rixa pessoal. Não à toa, ao falar dos melhores jogadores de todos os tempos, o ídolo vê o líder do Lakers à caminho do topo – e é uma das poucas pessoas que sequer citam o ex-craque do Chicago Bulls.
“Eu admiro seu apetite insaciável de estar e permanecer no topo. Nunca vi um jogador dominar tantas categorias estatísticas. Tivemos jogadores que podiam dominar certas áreas, mas nunca alguém que fizesse tudo. E LeBron faz tudo, sem falhar, há 17 anos. Kareem é o melhor de todos os tempos nesse momento, mas, assim que aposentar-se, ele vai ser o melhor que já pisou em uma quadra de basquete”, avaliou o veterano, sem dizer uma palavra sobre o desafeto.
Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:
Instagram
Youtube
Twitter
Facebook