(1) Boston Celtics 99 x 112 Cleveland Cavaliers (3)
O Cleveland Cavaliers viveu emoções diferentes na noite de terça-feira. A equipe, que havia perdido a terceira partida da série após estar na frente por 20 pontos, começou o quarto jogo da final do Leste bem abaixo do que jogou até o momento nos playoffs. O Boston Celtics, mais uma vez sem Isaiah Thomas, liderou por 16 pontos no primeiro tempo, mas Kyrie Irving e LeBron James comandaram a virada. Irving obteve 42 pontos, melhor marca pessoal nos playoffs. LeBron, que esteve apagado no último quarto do embate passado, fez 15 de seus 34 pontos no quarto derradeiro.
O primeiro período, apesar de o Cavs ter iniciado com cinco pontos sem resposta do adversário, foi amplamente dominado pelo Celtics. O time de Cleveland falhou muito na proteção da bola e desperdiçou vários arremessos sem marcação. O time visitante anotou 11 pontos seguidos e já liderava por 11 a 5. Jae Crowder, com arremessos de longa distância, ditava o ritmo. O calouro Jaylen Brown deixou o Celtics na frente por 26 a 15. Jonas Jerebko, no começo do segundo quarto, fez 31 a 19 para a equipe de Massachusetts. A diferença subiu para 16 após cesta de Avery Bradley. E poderia piorar ainda mais quando LeBron cometeu sua quarta falta e foi para o banco, mas Irving, no entanto, tratou de recolocar o Cavs no jogo. O armador 12 pontos no período, sendo dez seguidos e a vantagem do Celtics caiu aos poucos. Ao fim do primeiro tempo, o time de Boston liderava por 57 a 47.
A segunda etapa começou com o Cavaliers cometendo os mesmos erros. Crowder deixou o marcador em 61 a 50 para o Celtics, mas James fez cinco pontos consecutivos e a diferença caiu para sete. O Cavs pressionou e, após lances livres de LeBron, virou em 73 a 72. Irving deixou em 75 a 72 e em seguida, fez bandeja para abrir cinco pontos em favor do Cavs. O astro torceu o tornozelo esquerdo na jogada, mas continuou em quadra e anotou dez pontos em sequência depois da contusão. Os anfitriões lideravam por 87 a 80. Já no último quarto, LeBron comandou os donos da casa com 15 dos primeiros 23 pontos do período para liderar por 110 a 97. O Cavs apenas controlou o jogo nos últimos minutos para garantir o terceiro triunfo na série.
A quinta partida vai acontecer na próxima quinta-feira, às 21h30 (horário de Brasília), em Boston. O SporTV mostra.
Destaques
Boston
Avery Bradley: 19 pontos, cinco rebotes
Jae Crowder: 18 pontos, oito rebotes, quatro assistências
Al Horford: 16 pontos, sete assistências
Kelly Olynyk: 15 pontos, cinco rebotes
Cleveland
Kyrie Irving: 42 pontos, quatro assistências
LeBron James: 34 pontos, seis assistências, cinco rebotes, cinco roubadas
Kevin Love: 17 pontos, 17 rebotes