A torcida do Los Angeles Lakers ficou perplexa e irritada com a troca do jovem Ivica Zubac para o rival Clippers. E, com o tempo, os possíveis motivos para a inesperada decisão começam a vir à tona. De acordo com Brad Turner, do jornal Los Angeles Times, uma das razões para a saída do atleta seria a insatisfação do veterano JaVale McGee com seu tempo de quadra.
O repórter apurou que a ascensão do pivô europeu na rotação angelina, às custas de parte do tempo de quadra do companheiro de 31 anos, provocou enorme mal-estar no elenco. Foi essa situação que teria levado à discussão entre o treinador Luke Walton e o experiente jogador após a derrota do time para o Golden State Warriors – partida em que Zubac foi titular.
A insatisfação de McGee, porém, não foi o único motivo que levou a negociação do atleta croata. Turner apurou que o Lakers também desejava “livrar-se” de Michael Beasley – outro envolvido na discussão citada anteriormente – e, por acreditar que não teria condições de renovar o contrato do pivô de 21 anos na próxima offseason, utilizou-o para facilitar a troca com o Clippers.
Zubac está em sua terceira – e melhor – temporada na NBA, com médias de 8.7 pontos (com mais de 57% de aproveitamento nos arremessos de quadra) e 5.0 rebotes em 16.0 minutos de ação por noite.