Imparável, Anadolu Efes vence a oitava seguida e continua na liderança da EuroLiga

Vice-líderes, Barcelona e Real Madrid também venceram na rodada e seguem na cola do time turco

Fonte: Vice-líderes, Barcelona e Real Madrid também venceram na rodada e seguem na cola do time turco

Por Vinicius Fernandes Batista

Chegou ao fim a 14ª rodada da fase regular da temporada 2019/20 da EuroLiga, com destaque para a oitava vitória seguida do líder Anadolu Efes, desta vez contra o Zalgiris Kaunas, na Lituânia. Os vice-líderes Barcelona e Real Madrid também venceram na rodada e seguem na cola do time turco.

 

Publicidade

Zalgiris Kaunas 68 x 74 Anadolu Efes

O Zalgiris Kaunas foi a nova vítima do líder da EuroLiga. Diante de 14.110 torcedores que lotaram a Arena Zalgirio, o Anadolu Efes bateu o time da casa por 74 a 68. Os destaques da equipe turca foram o armador sérvio Vasilije Micic e o pivô alemão Tibor Pleiss, que anotaram 18 pontos cada. Pelo Zalgiris, a principal figura em quadra foi o pivô australiano Jock Landale, que marcou 17 pontos.

Publicidade

 

Real Madrid 76 x 67 Olimpia Milano

De virada, após perder os dois primeiros quartos, o Real estendeu sua série de vitórias para nove jogos, o mais longo da EuroLiga nesta temporada, com destaque para cinco bolas de três de Anthony Randolph, seu maior pontuador, com 16 pontos. No entanto, os visitantes tiveram o cestinha da partida, com os 22 pontos de Vladimir Micov.

Publicidade

 

Barcelona 80 x 67 ASVEL

Terceira vitória consecutiva do Barça, que sempre esteve ao menos sete pontos à frente. Com 16 pontos, Alex Abrines, dos mandantes, e David Lighty, dos visitantes, foram os cestinhas. Com o baixo desempenho, os franceses passaram a ter o pior ataque do campeonato.

Publicidade

 

Zenit 71 x 82 Maccabi Tel Aviv

Diante de um dos lanternas da competição, o campeão israelense, mesmo com apenas dez jogadores à disposição pela série de lesões, conquistou sua quarta vitória consecutiva, com 17 pontos do cestinha Tyler Dorsey, e passou a ter a melhor defesa do certame. Curiosamente, o time russo atingiu a marca exata de mil pontos marcados na atual temporada.

Publicidade

 

CSKA Moscou 100 x 74 Estrela Vermelha

O atual campeão não tomou conhecimento do adversário, vencendo os quatro quartos. Mike James marcou 22 pontos antes do intervalo e terminou com 29, sendo seis bolas certas de três em sete arremessadas. Outro destaque do time russo foi Joel Bolomboy, com 17 pontos anotados, em 16 minutos em quadra.

Publicidade

 

Panathinaikos 81 x 78 Fenerbahçe 

Em partida sem presença de público, o time grego sofreu para vencer o rival turco. Depois de abrir 11 pontos já no último quarto, viu uma cesta de três pontos de Nando De Colo para empatar o confronto a cinco segundos do fim ser considerada um chute de dois pontos, porque o seu pé estava na linha. Em seguida, Jimmer Fredette (cestinha, com 22 pontos) acertou dois lances livres (dez acertos em 11 arremessos). E com o cronômetro zerado, De Colo errou uma bola de três em busca do empate.

Publicidade

 

Valencia 105 x 77 Baskonia

Em dérbi espanhol, o time da casa registrou sua segunda vitória consecutiva, com incríveis 36 pontos no último quarto. O cestinha foi Bojan Dubljevic, com 25 pontos. Shavon Shields marcou 22 para os perdedores.

Publicidade

 

ALBA Berlin 76 x 77 Bayern de Munique

Na batalha entre alemães (primeiro confronto entre ambos na história da competição), o Bayern levou a melhor na prorrogação e conquistou a sua primeira vitória na temporada fora de casa, Além disso, a equipe bávara venceu duas vezes seguidas de forma inédita. O cestinha Vladimir Lucic marcou todos os seus 19 pontos no segundo tempo e na prorrogação ,e Greg Monroe anotou um duplo-duplo (17 pontos e dez rebotes). Já o ALBA, derrotado nas duas últimas finais da Liga Alemã justamente pelo Bayern, teve Luke Sikma também autor de um duplo-duplo, com dez pontos e 11 rebotes, porém insuficiente para evitar o terceiro revés seguido.

Publicidade

 

Olympiacos 109 x 98 Khimki 

Em uma das viradas mais marcantes da história da EuroLiga, o time grego recuperou-se de uma desvantagem de nove pontos a 01:39 do fim para forçar a prorrogação, com três bolas de três seguidas de Georgios Printezis, Brandon Paul e Vassilis Spanoulis. Abalado com o que aconteceu, os russos marcaram apenas dois pontos no tempo extra. Printezis foi o destaque dos mandantes, com 26 pontos, e Spanoulis anotou um duplo-duplo, com 18 pontos e dez assistências. No entanto, o cestinha foi Alexey Shved, que marcou 36 pontos, igualando a sua melhor marca na carreira.

Publicidade


Classificação

1º Anadolu Efes: 12 vitórias e duas derrotas
2º Barcelona e Real Madrid: 11 vitórias e três derrotas
4º Maccabi Tel Aviv: dez vitórias e quatro derrotas
5º CSKA Moscou e Panathinaikos: nove vitórias e cinco derrotas
7º Khimki e Olimpia Milano: sete vitórias e sete derrotas
9º Olympiacos, Valencia, Baskonia, Bayern de Munique e ASVEL: seis vitórias e oito derrotas
14º Estrela Vermelha e Fenerbahçe: cinco vitórias e nove derrotas
16º ALBA Berlin: quatro vitórias e dez derrotas
17º Zalgiris Kaunas e Zenit: três vitórias e 11 derrotas

Publicidade

Estatísticas

Melhor ataque: Khimki = 1.226 pontos (87,5 de média)
Pior ataque: ASVEL = 994 (71 de média)
Melhor defesa: Maccabi Tel Aviv = 950 (74,4 de média)
Pior defesa: ALBA Berlin = 1.208 (86,2 de média)
Melhor saldo: Maccabi Tel Aviv = +146
Pior saldo: Zenit = -130
Mais pontos em um quarto: 38 = Zenit
Menos pontos em um quarto: 6 = Fenerbahce e Khimki
Mais pontos até o intervalo: 65 = Real Madrid
Menos pontos até o intervalo: 21 = Fenerbahçe
Mais pontos em um jogo: 106 = Anadolu Efes
Menos pontos em um jogo: 55 = Bayern de Munique
Maior diferença de pontos: 41 = Bayern de Munique 104 x 63 ASVEL
Maior pontuador em um só jogo: 49 = Shane Larkin (Anadolu Efes)
Cestinha por pontos: Mike James (CSKA Moscou) = 275
Cestinha na média: Shane Larkin (Anadolu Efes) = 21
Melhor reboteiro: Nikola Milutinov (Olympiacos) = 128 (9,1 de média)
Melhor assistente: Nick Calathes (Panathinaikos) = 127 (9 de média)

Publicidade

Próxima rodada

19/12 (quinta-feira) – Fenerbahçe x Zenit (14h45), Maccabi Tel Aviv x Panathinaikos (16h05), Olimpia Milano x Valencia (16h45), Baskonia x Real Madrid (17h, transmissão do DAZN)
20/12 (sexta-feira) – Khimki x Zalgiris Kaunas (14h), Anadolu Efes x CSKA Moscou (14h30), Estrela Vermelha x Olympiacos (15h, transmissão do DAZN), Bayern de Munique x Barcelona (16h30, transmissão do DAZN), ASVEL x ALBA Berlin (16h45)

Publicidade


Quer acompanhar o melhor do basquete europeu? O DAZN transmite vários jogos da EuroLiga por semana. Primeiro serviço de streaming esportivo no país, o DAZN está disponível para degustação durante um mês. Você preenche os dados e instantes depois o conteúdo já está liberado para você acompanhar no computador, no celular, no tablet ou até no console do videogame. Durante 30 dias você terá acesso a todos os eventos da plataforma. Grátis!

Assinando o DAZN, você também poderá acompanhar o NBB, a Premier League, o Campeonato Francês, o Campeonato Italiano, a final da Copa Sul-Americana, a Libertadores feminina, a MLS, a Liga Americana de futebol, o Campeonato Japonês, e muito mais. Assine já!

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários