Phil Chenier vai ser dono da quinta camisa aposentada da história do Washington Wizards. A franquia confirmou a retirada do uniforme #45, vestida pelo ex-atleta por nove temporadas, em cerimônia agendada para 23 de março do ano que vem. Além da longa passagem como jogador, ele passou outras 33 campanhas como o comentarista oficial dos jogos da equipe na televisão.
“Eu estou tão orgulhoso de ter essa honra e benção. É uma homenagem para meus companheiros, técnicos e aqueles que sacrificaram-se ao longo de tantos anos para que pudesse fazer meu trabalho. Também quero dividir essa felicidade com os fãs, que sempre tiveram palavras gentis e boas memórias dos meus tempos de jogador e analista”, agradeceu o ex-ala-armador, em nota oficial.
Chenier esteve no elenco do Wizards – que, na época, ainda se chamava Bullets – entre 1971 e 1979. Ele emplacou seis temporadas consecutivas com médias de 20 pontos por partida, foi eleito para três Jogos das Estrelas e ajudou a conquista do único título da história da franquia, em 1978. Problemas nas costas limitaram-no, porém, a apenas dez temporadas de carreira na NBA.
“Como atleta e comentarista, Phil tem sido um dos pilares da família Wizards. Se você é um fã dessa equipe hoje, ele assumiu um papel importante em sua conexão com a organização. Nós estamos muito empolgados de aposentar sua camisa nesta temporada e expressar toda nossa gratidão por suas incomparáveis contribuições”, declarou o dono do time, Ted Leonsis.
Chenier até hoje é dono de grandes marcas dentro da organização: é o sexto maior pontuador (9.778), sexto que mais minutos atuou pela equipe (18.654), nono em partidas disputadas (546), quarto que mais converteu arremessos (4.057) e 10º em assistências (1.688). O ex-jogador teve médias de 17.9 pontos, 3.7 rebotes e 3.0 assistências em sua passagem pelo Wizards.
As outras camisas aposentadas da franquia pertencem a Earl Monroe (#10), Elvin Hayes (#11), Gus Johnson (#25) e Wes Unseld (#41).
"Was an honor to be the one to tell the great Phil Chenier that his number 45 will be retired this season by the @washwizards" Bradley Beal pic.twitter.com/i033O66ZgT
Publicidade— Per Sources (@PerSources) September 14, 2017